Categorias: Saúde

Palmeira dos Índios no combate a dengue

As ações estão sendo intensificada na cidade.

O aumento de casos de dengue em Palmeira dos Índios está mobilizando a Secretaria Municipal de Saúde a intensificar ações mais eficientes de combate a doença em toda a cidade.

Estão sendo realizados mutirões de limpeza em todos os bairros periféricos da cidade além de campanhas de conscientização e orientação através das emissoras de rádio inclusive com entrevistas mobilizando a população residente nos bairros de maior incidência de casos suspeitos.

Em razão de constantes falta de água na cidade, 34 agentes de saúde estão mobilizados no combate e orientação aos moradores no sentido da população manter os reservatórios de água bem fechados. Inclusive removendo tudo quanto é vasilhas que possam juntar água. O ovo do mosquito resiste mais de um ano fora d’água, alertou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Kátia Silvana Costa.

Comitê de combate a dengue,/h2>

Nesta terça-feira, 23, em uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios foi formado o Comitê de Combate a Dengue envolvendo representantes de todos os segmentos da sociedade civil organizada a exemplo do Ministério Público, Grupamento do Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Educação, Policia Militar, Tiro de Guerra, emissoras de rádio, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, professores e estudantes.

Todos os representantes dos segmentos sociais terão que prestar contas apresentando relatórios das atividades em reuniões periódicas. A aproxima reunião está marcada para o dia 10 de março as 14 h.

Presente ao encontro, o promotor de Justiça Rogério Paranhos falou da necessidade de uma mobilização muito maior envolvendo toda a sociedade no sentido de um trabalho eficaz para reverter o atual quadro da doença no município. Além dos mutirões serão realizadas palestras nas escolas e demais órgãos do município.

Todas as semanas a Secretaria Municipal de Saúde vai divulgar um boletim semanal de dengue em 2010 em Palmeira dos Índios. De acordo com o boletim 06, o ultimo a ser expedido registrou 40 casos notificados. 03 casos confirmados, 37 casos da doença em investigação, com o registro de dois casos graves suspeitos.

Os bairros com casos suspeitos são Alto do Cruzeiro, Centro, Jardim Brasil, Juca Sampaio, Loteamento Vegas, Palmeira de Fora, Paraíso, Ribeira, São Cristovão, São Francisco, São Luiz, Vila Maria, Vila João XXIII, Vila Nova e Xucurus.

De acordo com o boletim expedido pela Secretaria Municipal de Saúde em todos os bairros de Palmeira dos Índios existe dispersão do mosquito Aedes Aegypti. O índice de infestação predial é de 6,49%.