Categorias: Política

Elizabeth: ‘Espero que sirva de estímulo para mulheres se candidatarem’

É a primeira vez que uma mulher assume o comando do Poder Executivo em Alagoas.

Luis Vilar/Alagoas24Horas

Autoridades acompanham cerimônia no Palácio República dos Palmares

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, desembargadora Elizabeth Carvalho Nascimento, assumiu o Governo do Estado nesta sexta-feira, dia 5. Carvalho ficará no comando do Poder Executivo até o dia 9 de março, quando Teotonio Vilela Filho (PSDB) retorna ao comando da administração estadual. Vilela se afastou para realizar uma cirurgia.

Diante da impossibilidade do vice-governador José Wanderley Neto (PMDB) e do presidente do Legislativo, Fernando Toledo (PSDB), assumirem, por estarem viajando, Elizabeth Carvalho senta na cadeira principal do Palácio República dos Palmares. É a primeira vez que uma mulher assume o comando do Poder Executivo no Estado.

Elizabeth Carvalho também foi a primeira mulher a assumir a presidência do TJ/AL. Para ela, “a oportunidade pode servir de estímulo para mulheres entrarem na política e disputarem cargos eletivos”, colocou. Carvalho assumiu o cargo ressaltando suas origens sertanejas e os valores familiares. “Nem nos mais distantes sonhos de menina, em Delmiro Gouveia, imaginava a hipótese de ocupar o governo do Estado”, destacou.

“É uma honra estar no comando de um Estado que possibilitou meu crescimento pessoal, profissional e intelectual”, destacou a presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas. Coincidentemente, uma mulher assume o Governo no mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.

O fato foi lembrando pelo governador Teotonio Vilela Filho, que se disse honrado de ser o primeiro chefe do Executivo a dividir o poder com uma mulher. “É uma honra poder passar em segurança o Poder Executivo. Já fiz isto outras vezes e todos os governadores já fizeram diante de compromissos inadiáveis. Porém, é a primeira vez que o Poder Executivo é passado para as mãos de uma mulher”, colocou.

“É uma data histórica”, arrematou ainda Vilela. “A trajetória de Elizabeth Carvalho foi marcada por pioneirismo. É uma desbravadora, ocupando espaços antes tidos como vetado às mulheres”, disse ainda. A transmissão de cargo foi acompanhada por desembargadores, secretários estaduais e diversas autoridades.

Como Elizabeth Carvalho estará no cargo de governadora em exercício, o desembargador Pedro Augusto assumirá a presidência do Tribunal de Justiça neste período. “É um fato histórico. A primeira mulher que assume o governo, ainda que por um curto período. Talvez não dê tempo de termos grandes decisões que venham a influir na vida da sociedade alagoana, mas sabemos da competência e compromisso desta mulher que assume o Executivo hoje”, destacou Pedro Augusto.