Categorias: Maceió

SMTT inicia campanha para garantir vagas especiais

Conforme Coutinho, quanto à vaga para idosos, os estacionamentos públicos devem destinar 5% da capacidade. Em relação aos que possuem dificuldade de locomoção são 2%.

Alagoas24horas

Material informativo será distribuído em vários estabelecimentos da cidade

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito iniciou – na manhã desta segunda-feira, 8 – a campanha “Essa Vaga é Muito Especial”, que visa conscientizar os motoristas sobre a necessidade e o respeito às vagas destinadas aos portadores de deficiência física e idosos, nos estacionamentos privados de Maceió.

A campanha foi lançada em um supermercado da capital, no bairro de Cruz das Almas. De acordo com o superintendente de Transporte e Trânsito, coronel Jorge Coutinho, o objetivo principal é garantir o direito de idosos e portadores de necessidades especiais. Em um primeiro momento, conforme Coutinho, será realizada a campanha educativa junto aos motoristas.

Desta forma, os estabelecimentos receberão um estande da SMTT para realização dos cadastros de idosos e portadores de necessidades, para que estes passem a ocupar as vagas. Conforme Coutinho, quanto à vaga para idosos, os estacionamentos públicos devem destinar 5% da capacidade. Em relação aos que possuem dificuldade de locomoção são 2%.

Para obter a credencial que oficializa o direito às vagas exclusivas nos estacionamentos, os interessados devem levar cópia e original do RG e CPF, além de comprovante de residência. Os portadores de necessidades especiais devem levar também o atestado médico original ou cópia autenticada, com relato sobre a dificuldade de locomoção, com assinatura do médico e CRM. O documento terá validade de quatro anos.

Coutinho destacou ainda que o objetivo é educar para que as pessoas possam respeitar a resolução do Conselho Nacional de Trânsito. Porém, após a fase educativa, que deve durar cerca de 30 dias, a fiscalização será intensa por parte da SMTT, como coloca o superintendente. “Acreditamos que não teremos problemas em conscientizar a população, pois é uma causa que conta já com o apoio da própria sociedade”, colocou Coutinho.

De acordo com o superintendente, os estabelecimentos que possuem estacionamento público participaram de cursos de capacitação, treinando funcionários. Os estacionamentos também serão fiscalizados pela SMTT em um sistema de rodízio de agentes de trânsito. “Conforme a cultura for sendo implantada, o que contará com a participação da sociedade, ficará mais fácil trabalhar este processo de fiscalização”, salientou Jorge Coutinho.