Categorias: Cultura

Estudantes debatem transporte público

A discussão é a melhoria do transporte coletivo.

Nesta quarta-feira (10), a partir das 17h, o documentário A Revolta do Buzu será exibido no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas. A atividade será realizada pelo recém criado Coletivo Popular em Defesa do Transporte Público (Coletivo Popular) e tem o objetivo de fomentar a discussão entre a população sobre as melhorias do transporte coletivo da cidade de Maceió.

A Revolta do Buzu foi produzido pelo cineasta e documentarista argentino Carlos Pronzato e trata das históricas manifestações populares em Salvador que contaram com a participação de centenas de habitantes que lutaram por melhorias no sistema de transporte coletivo. Tudo começou quando o prefeito da cidade na época anunciou que aumentaria o preço da tarifa de ônibus e muitos estudantes, com pais desempregados, decidiram se mobilizar para impedir o reajuste.

A partir disso, desenrola-se todo o processo de luta daqueles estudantes que ainda conseguiram sensibilizar parte da população e negociar com o prefeito de Salvador 7 de 8 pautas reivindicadas que traziam melhorias para o sistema de transporte coletivo. Uma lição para outras capitais e cidades que também sofrem com linhas sucateadas, tarifas altas e ônibus sempre lotados.

Após a exibição do documentário, será realizado um debate sobre as condições do transporte coletivo de Maceió e será falado um pouco sobre a construção do Coletivo Popular na cidade. A entrada é gratuita e aberta a toda a população.

Além deste evento, o Coletivo Popular pretende ampliar a realização desta atividade para outros locais como o CESMAC, a FITS e outras faculdades, além do CEFET, do CAGB, contado também com sessões de cinema populares nos bairros da capital todos através das suas associações de bairro.

Coletivo Popular

O Coletivo Popular de Maceió foi criado com o intuito de construir campanhas de conscientização e discussão acerca do transporte público na capital alagoana. Após as declarações do prefeito Cícero Almeida, avisando que mais uma vez aumentará o preço da tarifa de ônibus no segundo semestre, cabe a população questionar se os aumentos realmente refletem num serviço digno à população.

Assim, o Coletivo Popular lutará para que a população maceioense reflita sobre um tema tão importante e fundamental para todos, desde estudantes aos trabalhadores que dependem do transporte coletivo. Qualquer pessoa pode integrar o Coletivo e participar das reuniões. Basta acessar o blog www.coletivopopulardtp.blogspot.com e se informar sobre os horários das reuniões.

Recentes