Categorias: Formula 1

Brawn GP bate o Barcelona na disputa pelo prêmio de melhor equipe esportiva

Brawn foi a campeã da F1.

AP

AP

Os seis títulos em seis campeonatos disputados no ano de 2009 não bastaram para que o Barcelona fosse escolhido como a melhor equipe do ano no prêmio Laureus, considerado o "Oscar" do Esporte. Na cerimônia realizada nesta quarta-feira em Abu Dhabi, quem se consagrou nessa categoria foi a Brawn GP, atual vencedora do Mundial de Construtores e de Pilotos da Fórmula 1.

Desde que foi criado, em 2000, o Laureus só premiou um time de futebol: isso ocorreu justamente no ano de estreia com o Manchester United, que em 1999 havia sido campeão europeu, inglês e da Copa da Inglaterra. A contagem não vale para seleções, condecoradas em 2007 (Itália), 2005 (Grécia), 2003 (Brasil) e 2001 (França).

O Barcelona, que na última temporada do futebol europeu fez história ao conquistar a Liga dos Campeões da Europa, o Mundial de Clubes, o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei, a Supercopa da Espanha e a Supercopa da Europa, buscava quebrar esse jejum, mas foi frustrado pela Brawn.

Na Fórmula 1, a escuderia de Ross Brawn, recentemente comprada pela Mercedes-Benz, quase não participou do calendário de 2009 quando a Honda resolveu encerrar suas atividades. Apesar das dificuldades financeiras, a equipe surpreendeu ao vencer oito das 17 corridas realizadas.

Em Abu Dhabi, a festa da antiga Brawn GP ainda ficou completa com Jenson Button, que esteve na cidade para receber o prêmio de surpresa do ano. Na categoria principal, o Barcelona conheceu outra decepção, visto que o atacante argentino Lionel Messi, que concorria ao Laureus de melhor atleta do ano, foi superado pelo velocista jamaicano Usain Bolt.

Recentes