O brasileiro venceu o primeiro duelo interno da temporada.
Com uma excelente volta no fim do treino classificatório, Sebastian Vettel vai largar na pole position do GP do Bahrein, que será disputado neste domingo, às 9h (de Brasília). O alemão da RBR superou por um décimo o tempo de Felipe Massa, da Ferrari, que foi o segundo. O brasileiro, contudo, venceu o primeiro duelo interno da temporada na equipe italiana contra o espanhol Fernando Alonso, terceiro colocado no grid.
Massa e Alonso travaram um acirrado duelo durante toda a terceira parte do treino, conhecida com superpole. Eles saíram logo no início dos dez minutos e o espanhol levou a melhor no primeiro embate por poucos milésimos. Os pilotos da Ferrari voltaram aos boxes, trocaram de pneus e fizeram a última tentativa, quando o brasileiro conseguiu a segunda posição.
Rubens Barrichello foi o principal nome eliminado na segunda parte do treino classificatório (Q2). O brasileiro fez uma boa volta no início dos 15 minutos, mas acabou errando em sua última volta rápida e acabou superado por Michael Schumacher, da Mercedes; Robert Kubica, da Renault; e Adrian Sutil, da Force India. Ele vai largar na 11ª posição, duas à frente do companheiro Nico Hulkenberg, o 13º.
A Sauber, com Pedro de la Rosa e Kamui Kobayashi, não conseguiu avançar à superpole, ao contrário do que seus resultados na pré-temporada levavam a crer. O espanhol ficou apenas em 14º e o japonês, tido como a revelação de 2009 após excelentes corridas no Brasil e em Abu Dhabi, vai largar em 16º.
Primeiro a ir para a pista, Lucas di Grassi sofreu com o desempenho de sua VRT. Sem surpresas, o brasileiro deu sete voltas e não conseguiu avançar à segunda parte do treino. Com o tempo de 2m00s587, ele vai largar apenas na 22ª posição, na penúltima fila. Timo Glock, seu companheiro, foi quase um segundo melhor e conseguiu a 19ª colocação no grid de largada.
– A classificação para a gente foi só o começo, ainda tem muito para vir. Será importante fazer uma corrida sólida, é nosso principal objetivo, estou aprendendo – diz Lucas.
Já Bruno Senna continuou a sofrer com a pouca quilometragem de sua Hispania. O brasileiro, que não andou na pré-temporada, e deu apenas algumas voltas nos treinos livres, melhorou seu tempo, ficou a oito segundos do melhor tempo, mas vai largar apenas em penúltimo lugar. Ao seu lado, em último, o indiano Karun Chandhok, companheiro de equipe, que só andou na classificação após vários problemas hidráulicos no fim de semana.
– Não tivemos tempo de fazer mudanças no acerto, apenas uma entre os treinos livres e a classificação. Mas com mais quilometragem iremos melhorar e estou certo de que estaremos mais perto das outras novas equipes. O carro estava difícil de pilotar e o objetivo foi fazer o máximo possível – diz Bruno.