Em nota divulgada à imprensa, a gerência-geral da unidade afirmou que o atendimento foi suspenso em cumprimento ao protocolo do Ministério da Saúde, com relação ao vírus H1N1, mais conhecido como Gripe A.
A Maternidade-Escola Santa Mônica prevê a retomada de atendimento para a tarde deste sábado, 13, conforme informações da assessoria de imprensa. A maternidade havia suspendido o atendimento a gestantes de alto risco, pelo Sistema Único de Saúde – como já informado pelo Alagoas24Horas – no final da tarde de quinta-feira, dia 11, por conta dos cinco leitos da Unidade de Terapia Intensiva estarem ocupados.
Em nota divulgada à imprensa, a gerência-geral da unidade afirmou que o atendimento foi suspenso em cumprimento ao protocolo do Ministério da Saúde, com relação ao vírus H1N1, mais conhecido como Gripe A.
Na quinta-feira, dia 11, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou o primeiro caso de óbito no Estado em decorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que foi um jovem de apenas 30 anos, que morreu no Hospital Hélvio Auto.
De acordo com a assessoria de comunicação da Santa Mônica, atualmente existem três pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um recém-nascido na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (UCI Neo), impossibilitando a maternidade de receber novos pacientes, uma vez que a unidade – em tese – atende apenas casos de alto risco.
Segundo a assessoria, duas destas pacientes devem ser encaminhadas – nesta tarde – para enfermarias de isolamento. O hospital aguarda apenas a determinação dos médicos da UTI para realizar a transferência. A terceira paciente ficará ainda sob cuidados intensivos, mas em uma área de isolamento da própria UTI.
De acordo com o gerente-geral da unidade de saúde, José Carlos Silver, todos os procedimentos necessários para proteção dos pacientes da Santa Mônica já foram adotados. A assessoria de imprensa reafirmou que todos os pacientes com o perfil que seriam indicados à maternidade-escola foram encaminhados ao Hospital Universitário e outras unidades. O processo ocorreu – segundo assessoria – com tranquilidade.
Veja a nota que foi divulgada:
NOTA À IMPRENSA
A Maternidade Escola Santa Mônica, tendo em vista a existência de 03 (três) pacientes internadas na UTI Materna com diagnóstico inicial de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), tem a responsabilidade técnica e civil de comunicar:
a) Conforme os protocolos atuais do Ministério da Saúde e acatando orientações técnicas da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) da MESM, estamos IMPOSSIBILITADOS de receber pacientes para internação, até que estejam em condições técnicas e sanitárias;
b) Foram notificados o Secretário Estadual de Saúde, Secretário Municipal de Saúde e Reitora da UNCISAL;
c) Estamos, em conjunto, buscando soluções imediatas na tentativa de garantir a assistência em outras unidades.
Dr. José Carlos Souza Silver
Gerente Geral