Vereadores prometeram abrir canal de negociação.
Dezenas de professores concursados se dirigiram, na manhã desta quinta-feira, 18, à sede da Câmara Municipal de Maceió, no centro da capital, para pedir o apoio dos vereadores no sentido de que os profissionais aprovados em concurso público realizado em 2006 possam ser convocados pela Prefeitura de Maceió ‘o mais brevemente possível’. Os vereadores presentes à sessão plenária desta sexta-feira prometeram aos professores tentar abrir um canal de negociação entre categoria e Executivo.
“São pouco mais de mil pessoas que compõem a reserva técnica, quando a carência de professores, para as séries iniciais, supera este número. Desde o dia 21 de janeiro, quando tivemos uma audiência com o secretário Thomaz Beltrão, que aguardamos uma resposta ao nosso pleito”, argumenta Josefa Vieira, uma das professoras aprovadas no concurso.
Ainda segundo ela, os profissionais que aguardam nomeação também poderiam ser aproveitados em atividades do Peti, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. “A Prefeitura está contratando monitores, sem qualquer vínculo empregatício, ao invés de nos chamar. Nós reivindicamos que, de imediato, convoquem ao menos seiscentas pessoas para as séries iniciais”, emendou a professora, que se juntou a outras manifestantes, na manhã desta quinta, em protesto de servidores estaduais da Educação, no Centro de Maceió.
A assessoria de comunicação da Câmara de Vereadores de Maceió não conseguiu contato com o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão. Contudo, o ex-secretário Ricardo Valença – que deixou a pasta em outubro do ano passado – lembrou que, até a presente data, a Semed já havia convocado 89 professores para séries iniciais, além de 242 auxiliares de sala e merendeiras, ‘atendendo assim à recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) e Procuradoria Regional do Trabalho (PRT)’.
“Também reformamos quarenta e nove escolas, pagamos acordo salarial e, em outubro, autorizamos a contratação de outros noventa profissionais. A demanda, de fato, existe, também devido à reforma das escolas. Mas tenho certeza de que o secretário Thomaz atenderá o pleito, até porque o citado concurso vence em junho deste ano”, comentou Valença.