O evento acontece domingo, 21.
A qualidade da água é indispensável para a garantia da saúde da população. Desse modo, as ações de controle referentes à vigilância da qualidade da água para consumo humano são instrumentos essenciais para a promoção e prevenção da saúde. Para orientar a população sobre os cuidados com a água, será iniciada no próximo domingo (21) a programação da Semana Integrada da Água em comemoração ao Dia Mundial da Água, no dia 22 de março.
No domingo, a partir das 8h, na orla da Pajuçara, técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estarão realizando atividades com orientação à população, em uma tenda no espaço de lazer naquela área da orla sobre os cuidados com a água para o consumo humano. A ação contará ainda com o Laboratório Itinerante do Lacen, onde técnicos irão fazer demonstração de análise da água. Também haverá distribuição de material educativo sobre como evitar a dengue.
A iniciativa faz parte de um trabalho integrado entre as secretárias da Saúde, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Casal; Ufal, Codevasf; Batalhão do Policiamento Ambiental; Secretaria de Meio Ambiente de Maceió e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária.
“Durante uma semana, que será iniciada no domingo, a Sesau irá promover uma série de ações sobre os cuidados com água em parceria com
diversos órgãos do governo. O objetivo é orientar e alertar apopulação sobre os cuidados com a qualidade da água e o uso racional para evitar a escassez. Além disso, vamos orientar ainda sobre as doenças causadas por meio da água contaminada e como evitá-las”, informou a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental, Elisabeth Rocha.
Segundo ela, a água quando não recebe o tratamento adequado pode ser responsável pela transmissão de algumas doenças, a exemplo da diarreiaque acomete centenas de recém-nascidos em Alagoas. Diante desse quadro, a Sesau vem atuando em todo o Estado, no sentido de melhorar
as condições da água consumida pela população, com a construção de cisternas no Sertão.
“No semiárido alagoano já foram construídas 1.100 cisternas, que vem beneficiando as famílias sertanejas com água para consumo humano e contribuindo para a redução da mortalidade infantil no Estado, porque dispor de água em quantidade e qualidade adequada é medida básica de promoção da saúde e prevenção de doenças”, destacou a diretora.
A água pode ser também um vilão se não receber o tratamento adequado, podendo acarretar no surgimento de inúmeras doenças, reforça a médica
e superintendente em Vigilância em Saúde, Sandra Canuto. “A água é um dos meios de veiculação de doenças, a exemplo da diarreia, responsável pela morte de inúmeras crianças. Aproximadamente 70% de menores com menos de um ano, ainda morrem por causas evitáveis”.
Na lista de doenças causadas pela água a hepatite, a esquistossomose, a febre tifóide, as verminoses (doenças parasitárias) e outras. Sandra
Canuto destaca a necessidade das famílias terem acesso à água tratada, acrescentando que esse tem sido um compromisso do governo estadual,que tem investido em diversos setores, para que a população receba em suas torneiras um produto que irá contribuir para melhoria da qualidade de vida.
“Na higiene pessoal e da residência a água é presença obrigatória. O líquido de qualidade duvidosa poderá facilitar o surgimento de doenças
de pele, que pode levar a infecções. No preparo dos alimentos é um item primordial, desde que de boa procedência”, alerta a superintendente de Vigilância em Saúde.
Escassez da água – Sem a água é impossível os seres humanos sobreviverem. Sua ausência pode levar a um quadro grave de desidratação, causando ainda a morte de menores no Brasil, nas regiões onde o acesso é restrito. Para a manutenção da água é necessário o uso racional, evitando o desperdício.
Há uma falsa ideia de que os recursos hídricos são infinitos. No mundo tem muita água, mas menos de 3% desse volume é formado por água doce, do qual mais de 99% fica congelado nas regiões polares, o que dificulta a sua utilização pelo homem.
Programação – Na segunda-feira (22), Dia Mundial da Água, a programação da Semana Integrada prossegue. A partir das 9h, no auditório do Palácio Republica dos Palmares, serão promovidas palestras sobre a importância da água e os cuidados para evitar a escassez do produto. No mesmo dia, técnicos da Sesau irão visitar o Sertão e realizar ações educativas em Inhapi e coletar amostra de água de cisternas de 10 municípios para serem avaliadas pelo Lacen.