Palestras aconteceram na SDS.
Como parte da programação do Ciclo de Palestras no Combate às Drogas em Alagoas, a Secretaria de Defesa Social promoveu nesta sexta-feira, 19, uma palestra destinada aos alunos do 6º ao 9º ano da Escola do SESI, tendo como tema principal o uso de drogas. Os estudantes foram recebidos no Quartel Geral da Polícia Militar de Alagoas pelo secretário-adjunto da Defesa Social, Washigton Luis, e pelo comandante geral da PM, Coronel Dalmo Sena.
Os alunos da escola do Sesi assistiram apresentação da Banda da PM e tiveram, ainda, a oportunidade de ver de perto demonstração do canil do BOPE, sob a cooordenação odo sargento Brito, com exercícios de obidiência, busca de drogas e explosivos, demonstração feita no pátio do Quartel da PM. A apresentação foi feita com três cães das raças labrador a pastor alemão.
No auditório da Secretaria de Defesa Social, os estudantes assistiram atentamentes a palestra do psicológo Keginaldo Paiva, coordenador do projeto, com o tema “Auto Estima”. Segundo ele, o propósito do projeto é resgatar a cidadania e a valorização dos estudantes das escolas das redes municipal e estadual, além da rede particular. “Vamos incentivar e transformar esses jovens em agentes multiplicadores nas escolas, nas comunidades e na família”, afirmou Keginaldo.
O diretor de políticas públicas da secretaria da Defesa Social, Romildo Albuquerque, ministrou palestra sobre “Drogas”, tema principal do evento. Albuquerque falou aos estudantes sobre a classificação das drogas, os princípios ativos, o nível de cada uma e quais são as de maior uso em Alagoas. Por meio de vídeos ilustrativos, foram apresentados, ainda, seus malefícios e os problemas que elas trazem para a saúde e para o convívio em sociedade.
Maria Milena, estudante do 6º ano, afirmou que a palestra foi importante e serviu para tirar suas dúvidas. “Todo estudante deveria participar de uma palestra como essa”. Milena destacou, ainda, que ficou impressionada com a apresentação dos cães e o trabalho que eles desenvolvem no combate ao tráfico de drogas.
Ao final do evento, o coordenador do projeto Keginaldo Paiva agradeceu a presença dos estudantes na palestra e fez a entrega de kits que contam com cartilhas sobre o tema abordado, que ficarão a disposição dos alunos nas bibliotecas, com a finalidade de pesquisas escolares. Cada estudante recebeu uma cartilha contendo informações sobre os malifícios que as drogas provocam com o seu uso indevido.