Ele nasceu com 1,510 kg.
Nasceu pesando 1,510 Kg o prematuro filho da gestante que está internada em estado grave na UTI Geral do Hospital Universitário com suspeita de ter contraído a gripe A (H1N1). O parto por cesariana aconteceu às 15 horas no Centro Cirúrgico do hospital, uma tentativa de evitar que o bebê corresse risco de morte ainda no ventre.
A equipe diz que ainda é cedo para dar um parecer seguro sobre o estado de saúde da criança, que está recebendo os primeiros atendimentos na UTI Neonatal do hospital e encontra-se fazendo uso do respirador, como outros recém-nascidos com o mesmo quadro de prematuridade.
A mãe do bebê não registrou alterações em seu quadro clínico em função do procedimento cirúrgico, mas seu estado de saúde ainda é considerado gravíssimo, inclusive com risco de morte. Ela respira com ajuda de aparelhos, apresenta baixo nível de pressão arterial e baixo fluxo urinário. A paciente tem 23 anos, estava no sétimo mês de gestação e foi encaminhada ontem (domingo) ao Hospital Universitário pelos médicos da Maternidade Santa Mônica.
Hoje pela manhã a paciente foi submetida a uma bateria de exames para auxiliar o diagnóstico, inclusive, em relação à gripe A (H1N1). A coleta específica para detectar o vírus influenza foi encaminhada ao Laboratório Central (Lacen) do Estado.