Encontro está marcado para a quarta-feira, dia 24.
O governador Teotonio Vilela estará, nesta quarta-feira (24), no bairro do Jacintinho, onde participa de um café da manhã com lideranças comunitárias da região e representantes de associações, igreja e organizações não-governamentais do Feitosa, Barro Duro e Sítio São Jorge. O encontro será no Centro Comunitário das Piabas, localizado por trás da Delegacia de Roubos e Furtos, e faz parte do Projeto Ouvidoria nas Comunidades.
A iniciativa tem como objetivo aproximar o Governo da população e saber de suas necessidades em relação, principalmente, aos serviços públicos prestados. Na semana passada, o governador esteve com lideranças do Salvador Lyra, onde foi recebido em clima de festa. Além de lideranças dos bairros, participam ainda da conversa com o governador, representantes de 18 grotas localizadas no Jacintinho, entre elas Piabas, Vale Verde, Santa Rosa, Estrondo, Pau d’Arco, Moreira, Divaldo Franco, São João, Moenda, Novo Horizonte, Rafael e Aldeia do Índio.
“É um momento de muita expectativa para nós que moramos no Jacintinho, porque é a primeira vez que teremos a oportunidade de receber um governador e falar para ele das necessidades do bairro”, afirma Robson Lima, o Robinho, que comanda o Movimento de Humanização das Grotas de Maceió e há 40 anos mora no Jacintinho. Ele diz que as lideranças preparam um documento a ser entregue ao chefe do Executivo estadual e afirma que entre as principais reivindicações estão segurança pública, educação, saúde e uma maior participação do Estado no dia a dia de quem vive nas grotas.
“Segurança é a principal demanda”, afirma, ao ressaltar que todo fim de semana ocorrem de quatro a cinco assassinatos no bairro. Muitos deles, por envolvimento das vítimas com o tráfico de drogas. “Houve um aumento muito grande no tráfico de drogas no bairro e isso leva à violência. Vamos pedir ao governador uma atuação mais rigorosa do policiamento, porque a criminalidade é alta”, afirma Robinho.
Os moradores também pedem a recuperação de escolas e citam o caso da Mirian Marroquim, uma das maiores do bairro. “A parte de trás está abandonada. Além disso, vamos solicitar ao governador que seja feito o recuo do muro da parte da frente, cuja construção avançou, ocupando parte da rua”, ressalta Robinho. Saúde e infraestrutura para o bairro e especialmente para as grotas estão entre as demandas a serem apresentadas a Teotonio Vilela, que em todos os encontros é acompanhado por secretários de Estado, a quem determina que nenhuma sugestão ou reivindicação fique sem resposta.
Tanto é que no Salvador Lyra moradores de bairros por onde o governador já passou, como é o caso do Village Campestre e Clima Bom, estiveram presentes e fizeram questão de agradecer pessoalmente a Teotonio Vilela por ter garantido solução para problemas reclamados pelas comunidades, como a construção de escola. No Salvador Lyra, o governador fez questão de destacar o papel da Ouvidoria, responsável pela realização dos encontros com as lideranças comunitárias.