Categorias: Educação

Escola Tiradentes elege Conselho Escolar

Pais, alunos, funcionários e militares farão parte do conselho.

Ilustração

Ilustração

Acontece nesta sexta-feira (26), na Escola Tiradentes, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, a primeira eleição do Conselho Escolar. Trata-se de um feito inédito, uma vez que a unidade de ensino possui gestão compartilhada com a Polícia Militar e não possuía esse instrumento composto por representantes de toda a comunidade escolar.

De acordo com a responsável pela 1ª Coordenadoria de Educação (CRE), Maria José Ferreira Moraes, o conselho possui uma especificidade diferenciada e será formado por pais, alunos, diretores, funcionários e militares. “Ele representa a efetivação da gestão democrática, pois garante a participação e a fiscalização da comunidade no gerenciamento da escola”, acrescenta.

A coordenadora evidencia que cada segmento que comporá o conselho terá dois representantes. “Os conselheiros escolares são eleitos para um mandato de dois anos, e podem ser reconduzidos ao cargo por igual período de tempo. Todos são voluntários e não recebem pela função que desempenham”, assegura.

“Esse conselho é uma espécie de semente e vem para estreitar ainda mais os laços que existem entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e a Polícia Militar na gestão compartilhada dessa escola”, relata a coordenadora.

O segmento de professores foi indicado pela SEE. Ele será composto por docentes que estão inseridos no quadro de educadores da escola. Já o segmento dos militares foi indicado pelos representantes da PM que estão na instituição de ensino. Os demais segmentos vão ser submetidos a uma eleição aberta por aclamação. Os representantes dos funcionários serão escolhidos às 9h; já os que representarão os pais serão eleitos às 11h. O segmento dos alunos será eleito às 14h.