Acusado tentou assassinar o vigilante da agência do INSS.
O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas denunciou à 8ª Vara da Justiça Federal em Arapiraca o indígena Deogrado Militão Brandão. Em julho de 2009, ele tentou assassinar o vigilante Marcos Antônio Idalino causando danos qualificados a uma agência do INSS no município de Porto Real do Colégio (AL), a 182 km de Maceió.
Segundo informações contidas no processo, Deogrado Militão Brandão, índio da etnia Kariri Xocó, foi advertido pelo vigilante da agência do INSS por estar urinando em um beco no local. Logo após uma discussão e troca de empurrões, o indígena voltou à agência portando duas facas com o intuito de assassinar o vigilante. Na tentativa de invasão da agência, o denunciado quebrou a vidraça de umas das portas de entrada.
Mesmo com a presença de Welton Mendonça de Farias, chefe do posto indígena Kariri Xocó, o acordo para desarmar o acusado não teve êxito. Somente com a chegada da polícia a ação criminosa foi interrompida.
Segundo o procurador da República Samir Cabus Nachef Júnior, autor da denúncia, para assegurar a ordem pública a Justiça Federal deve decretar a prisão preventiva do acusado, que já tem um histórico criminoso considerável, inclusive outra tentativa de assassinato.
O indígena terá um prazo de 10 dias para manifestar defesa da acusação de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil.