Categorias: Interior

Alexandre Toledo renuncia em Penedo

Prefeito deixa o cargo para disputar eleição de outubro.

Arquivo/Alagoas24horas

Toledo surpreendeu ao anunciar renúncia em cima da hora

A população de Penedo foi tomada de surpresa na tarde desta sexta-feira, 2, com o anúncio oficial da renúncia do prefeito Alexandre Toledo (PSDB) ao cargo de chefe do Executivo de Penedo. Toledo reuniu em sua residência, secretários, coordenadores, amigos e a emissora Rio São Francisco quando revelou o motivo da renúncia da prefeitura, que de acordo com ele, será por força partidária, devendo ser candidato nas eleições que se aproximam, mas ainda sem revelar qual seria o cargo disputado.

Nos bastidores políticos corre a informação de que Toledo seria o candidato a vice-governador na chapa puro sangue, encabeçada pelo atual gestor estadual, Teotônio Vilela Filho, que certamente deve disputar a reeleição. Junto a chapa majoritária, estariam disputando as duas vagas ofertadas para o senado, o advogado José Costa e o deputado federal Givaldo Carimbão, que até o momento têm apenas os nomes especulados para a disputa.

Com a renúncia quem assume a chefia do Executivo é o vice Israel Saldanha (DEM) que atualmente também comanda a Secretaria de Infraestrutura, e já falou como prefeito na tarde desta sexta-feira da Paixão, dizendo que pretende por enquanto manter o secretariado indicado pelo ex-prefeito. Israel Saldanha tem 52 anos, é engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Alagoas e especialista em segurança do trabalho.

O engenheiro é casado com a médica Elenice Saldanha e pai de três filhos.Foi vereador por um mandato no período de 2005 a 2008. Na eleição de 2006, quando foi eleito o governador Teotônio Vilela Filho, o atual prefeito Israel foi candidato ao cargo de deputado estadual, tendo na oportunidade a segunda maior votação em Penedo.

Alexandre Toledo estava em seu terceiro mandato como prefeito de Penedo. Antes, ele administrou o município entre 1997 e 2004. Foi eleito em 2008 na disputa contra o então prefeito Március Beltrão (PDT) que disputava à reeleição.