Obras visam garantir estádio para jogos do ASA na Série B.
As obras de ampliação e modernização do Estádio Municipal de Arapiraca estão em fase de conclusão. Faltando trinta dias para o primeiro jogo da Agremiação Sportiva Arapiraquense no Campeonato Brasileiro da série B, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) visitou a obra e confirmou a realização da partida em Arapiraca.
De acordo com Barbosa, o estádio estará apto para a torcida e os desportistas possam desfrutar de uma grande praça de esportes. Ele também agradeceu o apoio do senador Renan Calheiros (PMDB) em conseguir a verba federal para a conclusão da obra. “Quero agradecer ao senador por tudo que tem feito por Arapiraca, particularmente em transformar o estádio. Estamos continuando a obra e não tem chuva que faça parar. No dia 07 de maio, o ASA vai jogar aqui abrindo o Campeonato Brasileiro da série B, contra a Ponte Preta”, afirmou.
O secretário de Iluminação e Limpeza Pública, Josenildo Souza, também falou sobre o andamento da obra. “A importância desta obra é muito grande pela grandeza do que representa o ASA a nível nacional. Em uma ação integrada, todos os secretários estão envolvidos, no intuito de fazer o melhor para essa disputa que é tão importante para o futebol de Alagoas”, completou.
No inicio de desta semana, a implantação do novo gramado do Municipal foi terminado, assim como a colocação de todo alambrado, ficando apenas o portão de acesso das ambulâncias, que será concluído na próxima semana. Nas partes laterais a grama será plantada até a próxima semana, já na parte onde antes funcionava o fosso, será feito um trabalho de jardinagem.
As novas grades de sustentação dos novos refletores já foram colocadas e nos próximos dias a iluminação será concluída. Antes da reforma eram dezesseis iluminadores em cada poste e com a ampliação o número aumentou para 18 por poste. Todo material é novo, desde os disjuntores ao transformador, passando também pela fiação.
A arquibancada da ala oeste está em fase de acabamento, incluindo a escada que dá acesso ao local. A outra arquibancada ao lado direito das cabines de rádio e TV já teve toda a fundação pronta e agora os pilares e as vigas serão levantadas. Para esse lance, o engenheiro Geovane Farias, contou que em no máximo dois meses estará pronto e que a obra pode ficar isolada nos dias de jogo do ASA na série B.
Dos seis vestiários, quatro estão em fase de conclusão, faltando apenas os dois que serão construídos após o termino da arquibancada do lado direito das cabines. Um amplo espaço nos vestiários promete ser inovador quando se trata em estádios. Banheiros individuais, divisória em granito, piso de graniliti e cerâmica na parede, para um local climatizado com ar-condicionado.
Salas
O Estádio Municipal terá várias salas de atendimento aos jogadores, torcedores e imprensa. A sala de antidoping já está sendo terminada e sala de administração será reformada nos próximos dias. Ainda serão erguidas as salas de imprensa (ao lado do vestiário do ASA), de juizado e os setores médico (ambulatório) e da Polícia Militar.
A sala de aquecimento é outra inovação em Alagoas. A primeira aguarda apenas achegada do novo piso no local onde os jogadores farão seu aquecimento, evitando assim a entrada no campo de jogo antes do inicio das partidas.
As arquibancadas metálicas também passaram por reforma. Todas as madeiras em péssimo estado foram trocadas e agora está sendo feito a manutenção para que no dia 07 de março e em todos os jogos, a torcida possa pular, gritar e comemorar com os gols e as vitórias do time de Arapiraca.
A imprensa também será tratada com respeito no novo Estádio Municipal de Arapiraca. Além da sala de imprensa, quem em breve será construída, as cabines de Rádio e TV foram reformadas. Agora funcionam sete cabines, sendo que duas para emissoras de televisão e cinco para as rádios.
Além disso, um grande batente de aproximadamente 15 metros servirá para os comunicadores radiofônicos, para os jornalistas dos portais de notícias e para os cinegrafistas das emissoras de TV.
Os antigos bancos de reservas foram demolidos para a chegada de novos com material de policarbonato transparente.
Uma nova entrada e novas bilheterias estão sendo construídas na Rua Antonio Marroquim para receber a torcida dos times visitantes, que ficarão colocados na arquibancada atrás do gol.
Já foi começa o trabalho de calçamento de paralelepípedo em todo o estádio. Com isso, evita-se a possibilidade de em caso de chuva, provocar lamaceiros.