O Encontro é o primeiro de uma série de ações.
Nesta quinta-feira (08.04) às 16h, o Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb) em parceria com a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) realizarão o 1º Encontro sobre Saúde da Mulher no espaço cultural localizado na comunidade que fica ao lado do lixão, no bairro de Jacarecica em Maceió.
Adolescentes, lideranças da comunidade e convidadas participarão da atividade que será coordenada pela médica Rosa Rita Gomes Vieira. Formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) há 23 anos, especializada em clínica geral que já desenvolveu vários trabalhos voluntários. Desde agosto de 2009 realiza consultas médicas todas às quintas-feiras das 14 às 17h, para 250 famílias que moram no local.
Nesses 18 anos que as famílias estão na área, já passaram por várias dificuldades como as ameaças de despejo, a ausência de saneamento básico e água encanada, deficiências na saúde e educação, além de outras necessidades. O trabalho voluntário na área da saúde tem o respeito das pessoas da Vila e adjacências, pois já foram realizados mais de 200 atendimentos. “A gente admira muito o trabalho da Doutora Rosa Rita, porque ela atende muito bem e é até melhor do que muito posto por aí. Ela conversa com a gente, verifica a pressão, passa exame, faz tudo”, exaltou Eliene da Silva, Presidente da Coopvila.
O Encontro sobre a saúde é o primeiro de uma série de ações que buscam repassar as orientações básicas para a prevenção de doenças e investir na auto-estima. Nessa primeira atividade de formação sobre saúde feminina, as participantes terão a oportunidade de conhecer seu próprio corpo e retirar as principais dúvidas sobre o tema. A atividade é aberta ao público.
O Ceasb é uma organização não-governamental que atua em Alagoas desde 1997, tem como objetivos a promoção e a defesa de bens e direitos sociais relativos ao meio ambiente e ao patrimônio cultural, baseando-se no desenvolvimento sustentável, no respeito à vida e à diversidade cultural.
O projeto “Guerreiro, Educação, Ambiente e Cidadania” deu origem ao Ponto de Cultura Guerreiros da Vila que promoveu várias ações apoiadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Ministério da Cultura. Dentre as atividades destacam-se: formação sócio-política de jovens e adultos; oficinas profissionalizantes (informática, serigrafia, corte e costura); ações culturais (teatro do oprimido, banda percussiva, dança, capoeira); e o Baú dos Guerreirinhos (incentivo à leitura, recreação infantil, construção de brinquedos com materiais reciclados, mostras artísticas e de filmes educativos).