Categorias: Interior

Ifal lança campus de Piranhas na sexta

Obras devem começar ainda em 2010.

Perspectiva do campus do Ifal em Piranhas

A ordem de serviço para construção do campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Xingó, município de Piranhas, a 290 km de Maceió, será assinada às 11 horas desta sexta-feira (9). O campus ficará pronto no primeiro semestre de 2011, mas as aulas dos cursos técnicos de Agroindústria e Agroecologia terão início em junho deste ano na Unidade Estadual de Ensino de Xingó, cedida, provisoriamente, pelo governo do Estado para os primeiros 160 alunos a serem aprovados em processo seletivo que ocorrerá em maio.

A solenidade terá a presença do professor Jarbas Alves Cavalcante que substituirá o reitor pró-tempore Irineu Colombo, da prefeita de Piranhas Mellina Freitas, de dirigentes da Chesf e do senador Renan Calheiros. O campus do Ifal em Xingó funcionará no antigo Clube Atalaia da Chesf. Será um complexo educacional setorizado por áreas de ensino – salas de aulas e laboratórios; áreas administrativas; áreas culturais – salas de dança, auditório, biblioteca e salas de projeções; áreas de esportes – quadra poliesportiva, piscina semi-olímpica e campo de futebol com pista de atletismo; área gastronômica – um refeitório e cozinha industrial, além de áreas de convivências distribuídas entre os edifícios; além de um mirante que possibilita a contemplação da belíssima paisagem proporcionada pelo Rio São Francisco.

O terreno com 41.794,30 metros quadrados fica em um dos pontos estratégicos da cidade, a área é considerada com uma das mais privilegiadas, dada ênfase a contemplação da paisagem, acessibilidade e orientação solar. A definição do projeto integrou as edificações já existentes no antes Clube Atalaia, adotando-se o sistema de blocos separados pelas atividades: Administrativas e Pedagógicas; Ensino e Cultura; Esportes e Lazer; Serviço e Manutenção. Os vários blocos que se interligam em suas funções, por isso o programa abrange uma quantidade numerosa de itens da seguinte maneira:

Acessos;

Bloco gastronômico;

Blocos de Apoio Administrativo e Pedagógico;

Bloco de Sala de aula;

Bloco de Laboratórios Eletromecânicos;

Quando pronto, o campus do Ifal em Piranhas beneficiará a 1.200 alunos com cursos técnicos voltados para o desenvolvimento da região. Segundo a diretora do Departamento de Articulação pedagógica, Vânia Galdino a indicação dos cursos de Agroindústria e Agroecologia surgiu como resultado de audiências públicas com a participação de todos os segmentos sócio-econômicos do município. “É um campus que está localizado na mesorregião do Estado e que tem como base econômica a agricultura familiar e a produção alimentícia básica e, neste aspecto buscamos agregar o valor à produção, por intermédio das condições de comercialização. Outra vantagem desses cursos é o impulso econômico na região que será dado com a conclusão das obras do Canal do Sertão que levará água a 42 municípios da região do Sertão e do Agreste e proporcionando a instalação de indústrias e outras atividades econômicas em todo o trajeto. O Ifal terá um papel importante no desenvolvimento de toda a área”, destacou a diretora.

O campus terá 60 professores que serão convocados do concurso público que está em vigência, além de servidores técnicos administrativos chamados a partir da reserva técnica preenchida de concursos já realizados.

Prédio provisório

No espaço onde funcionará de forma provisória, o Ifal ofertará quatro turmas de 40 alunos nos turnos matutino e vespertino para os cursos de Agroindústria e Agroecologia. Trata-se de um acordo de cooperação firmado entre o Ifal, a prefeitura de Piranhas e o governo de Alagoas pelo qual serão disponibilizados os equipamentos, recursos humanos e a estrutura física.