Categorias: Saúde

Governo contrata aeronave para socorros

Aeronave dará apoio ao Samu e Bombeiros.

Ascom Samu

Ascom Samu

O socorro aos pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros ganhará mais agilidade. O governo do Estado publicou nesta terça-feira (6), no Diário Oficial, a contratação dos serviços de aeronaves de policiamento e resgate aeromédico, por meio de um helicóptero. De acordo com o despacho, o Gabinete Militar será o órgão responsável pela contratação.

“Isso é investir na vida. A contratação de uma aeronave para o socorro dos serviços 192 e 193 reflete a importância do serviço aeromédico para salvar vidas, principalmente nos acidentes muitos graves em que o acesso e a distância são fatores que dificultam para chegar a um hospital mais próximo”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, acrescentando que os profissionais estão aptos para atuar e lembrou do curso aeromédico realizado, semana passada, com médicos e enfermeiros do Samu e oficiais do Corpo de Bombeiros.

"Tivemos grande adesão dos profissionais que estarão à frente das atividades de socorro. Alagoas está dando um grande exemplo nessa área, reforçando o seu pioneirismo no Samu, como declarou publicamente o ministro da Saúde, José Gomes Temporão".

De acordo com o diretor de Atenção Pré-hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde, Iracildo Camelo, o serviço é fundamental e representa um avanço na atenção pré-hospitalar em Alagoas, principalmente no que diz respeito ao resgate e transporte de pacientes graves.

“O serviço aeromédico irá oferecer mais qualidade à assistência, principalmente aos pacientes com traumas envolvidos em acidentes graves. A maior beneficiada será a população, que contará com um atendimento eficiente e eficaz, como ocorreu no período do Carvanal”, destacou o gerente-geral do Samu Maceió, José Kleber da Rocha.