Categorias: Política

Serra lança pré-campanha e prevê dificuldades

Pré-candidato do PSDB à Presidência discursou em festa.

Dida Sampaio/AE

FHC e Serra no lançamento da pré-candidatura do PSDB.

Do R7.Texto: ..
No começo do discurso de lançamento de sua pré-campanha à Presidência, José Serra (PSDB) admitiu que a disputa será “difícil”. Serra usou várias vezes o slogan “O Brasil pode mais”, que também foi dito em sua despedida do governo de São Paulo, no dia 31 de março.

Antes de começar a falar, Serra pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. O pré-candidato do PSDB homenageou a ex-primeira dama Ruth Cardoso em seu discurso. Ruth, mulher de FHC, morreu em junho de 2008. Serra também lembrou de Zilda Arns, médica e sanitarista, que foi vítima do terremoto que atingiu o Haiti em janeiro.

Várias vezes durante sua fala, Serra afirmou que "O Brasil pode mais".
– Na saúde, o Brasil pode mais. Na segurança, o Brasil pode mais.

O pré-candidato do PSDB terminou o discurso citando uma das frases mais famosas do escritor mineiro Guimarães Rosa: "a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."

– Concordo [com Guimarães]. É da coragem que a vida quer que nós precisamos agora.

Serra fez um discurso alinhado ao de Aécio Neves, afirmando que os avanços conseguidos pelo Brasil nos últimos anos não são mérito apenas do governo Lula, mas dos governos dos últimos 25 anos.

– Não foram conquistas de um só homem ou de um só Governo, muito menos de um único partido. Todas são resultado de 25 anos de estabilidade democrática, luta e trabalho.

O tucano dispensou uma eleição "nós contra eles", fazendo referência à polarização às candidaturas do PSDB e do PT.

– Não aceito o raciocínio do nós contra eles. […] Somos todos irmãos na pátria. Lutamos pela união dos brasileiros e não pela sua divisão. Pode haver uma desavença aqui outra acolá, como em qualquer família. Mas vamos trabalhar somando, agregando. Nunca dividindo. Nunca excluindo.

Serra foi o último a discursar no evento do PSDB em Brasília. Os presidentes do PSDB, Sérgio Guerra, do DEM, Rodrigo Maia, e do PPS, Roberto Freire, discursaram. Após os líderes partidários, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falou aos militantes. Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais, foi o penúltimo a falar no lançamento da pré-campanha tucana.