Será realizada na quarta-feira, 14.
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) volta a realizar, nesta quarta-feira (14), no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió, coleta itinerante de sangue. Das 8h até às 17h, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e pessoal de apoio estarão na unidade móvel para atender aos candidatos à doação, cujo gesto solidário pode salvar até quatro vidas.
As doações também podem ser realizadas na sede do órgão, que funciona ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro Trapiche, no horário das 7h às 18h. Para os voluntários que residem no interior, as doações podem ser efetuadas no mesmo horário, no Hemoar, localizado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca.
As coletas externas visam facilitar a doação de sangue para os candidatos voluntários que residem distante das sedes do Hemoal (Maceió) e Hemoal (Arapiraca). A ação garante à Hemorrede Pública de Alagoas o cumprimento de sua missão, que é ofertar sangue e hemoderivados com qualidade e em quantidade suficiente à demanda transfusional.
“Estamos intensificando as coletas externas para assegurar que nosso estoque esteja abastecido, visando suprir a demanda e possíveis eventualidades. Conclamamos a população para que compareça ao Hemoal e ao Hemoar, já que todos os dias centenas de pessoas necessitam receber uma transfusão e o sangue é o único remédio que não pode ser comprado em farmácias”, destacou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.
Critérios – Para se candidatar à doação de sangue é imprescindível que os candidatos possam seguir as especificações exigidas pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além de ser fundamental ter boa saúde, o voluntário deve ter idade superior a 18 anos, pesar no mínimo 50 kg e está portando um documento de identificação com foto, a exemplo da Carteira de Identidade.
O voluntário também deve, além destes pré-requisitos, não ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 10 anos, hepatite. Recomenda-se comparecer ou à Unidade Móvel bem alimentado e, no caso de novas doações, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres de três. Já quanto à doação de sangue feminina, apenas não é recomendada para as mulheres que estão em período gestacional ou para as mães que estejam amamentando.