Seminário acontece na sexta-feira, 16, no auditório do Sebrae.
Nesta sexta-feira (16), Alagoas sediará o seminário Economia da Cultura e Desenvolvimento, um projeto itinerante que somente este mês, percorre seis das capitais do país. O evento, uma iniciativa da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), será realizado no auditório do Sebrae, Centro de Maceió, a partir das 8h30.
Em Alagoas, o seminário tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O gestor da pasta, Osvaldo Viégas, será inclusive um dos palestrantes do encontro. A abertura será com Kátia de Marco, fundadora da Associação Brasileira de Gestão Cultural. Mestre em Ciência da Arte, Kátia de Marco vai discorrer sobre A Cultura no Cenário Brasileiro — contexto e futuro.
Em cada região do país serão contempladas três capitais com o encontro, articulando potenciais agentes públicos e privados envolvidos nesse processo, mediante trocas de experiências. O intuito é contribuir para se lançar as bases de programas estaduais e municipais voltados à dinamização dos setores socioculturais. Depois de Maceió, o projeto segue para João Pessoa.
Cada um dos seminários é estruturado em três mesas redondas, compostas por um especialista nacional e um representante local, de modo a garantir o maior leque possível de informações e relatos, por parte dos palestrantes e a necessária segmentação para o contexto regional, por parte do convidado local. Cada mesa dura cerca de uma hora e meia. Veja abaixo mais detalhes da programação em Maceió.
Ainda na sexta, às 15h30, está marcado o lançamento da obra Economia da Cultura — ideias e vivências, organizado por Ana Karla Fonseca Reis e Kátia de Marco. O livro reúne pesquisas, conceitos e relatos institucionais elaborados por 18 autores.