Categorias: Economia

Empreendedores: Sebrae premia gestores

Prêmio será entregue na próxima segunda, dia 19.

Alagoas irá conhecer os gestores municipais que contribuem para o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas alagoanas. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) realiza, no dia 19 de abril, a entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, etapa estadual. O prêmio, que está em sua 6ª edição, é o maior concurso nacional voltado para projetos públicos municipais.

Na oportunidade os prefeitos também concorrem aos Destaques Temáticos em “Compras Governamentais”, “Estímulo à Formalização”, “Implantação da Lei Geral”, “Educação Empreendedora e Inovação” e “Desburocratização”.

Nesta edição, 31 prefeitos de Alagoas concorrem à premiação. Os projetos inscritos foram avaliados por uma comissão, presidida pela Unidade de Políticas Públicas do Sebrae/AL, formada por instituições como Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio), Caixa Econômica Federal (CEF), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), instituições reconhecidas localmente, capazes de realizar este tipo de julgamento por estarem envolvidas no cenário do empreendedorismo e com projetos de desenvolvimento local. Nenhum dos componentes da comissão poderia estar vinculado às prefeituras que concorrem ao prêmio.

Os avaliadores consideram os projetos com foco no estímulo ao surgimento e desenvolvimento de micro e pequenas empresas, atendendo aos critérios: abrangência sistêmica, impacto na economia local, relação custo e benefício, continuidade e extensão, além de participação e governança local.

A ideia do prêmio, criado em 2001 pelo Sebrae, é estimular a criação de programas de desenvolvimento local, como arranjos produtivos e núcleos de artesanato, e ações de incentivo ao turismo, inovação tecnológica, agronegócio, educação empreendedora, capacitação empresarial, desoneração tributária, acesso ao crédito e promoção da cultura da cooperação; fomentando a criação de um ambiente favorável aos micro e pequenos negócios.

“Queremos incentivar o gestor público a pensar no pequeno negócio, investindo em iniciativas que promovam a inclusão empresarial e o desenvolvimento da população de seu município, por meio de políticas públicas que valorizem a vocação empreendedora e as pequenas empresas”, destaca Marcos Vieira, superintendente do Sebrae/AL.

Os vencedores do prêmio e dos destaques temáticos irão participar da etapa regional do prêmio, que selecionará um representante à final nacional. Além da visibilidade trazida pelo prêmio, o vencedor estadual ganhará produtos do Sebrae e a participação em uma missão técnica nacional e concorrerá na etapa nacional concorrendo uma missão técnica internacional.

Em Alagoas, quatro municípios já levaram o prêmio estadual: Cajueiro (2001), Pão de Açúcar (2002), Pilar (2003), Barra de São Miguel (2005) e Maragogi (2008).

A cerimônia de lançamento será realizada no Hotel Radisson a partir das 12h. Mais informações pelo (82) 4009-1691.