Categorias: Política

Serra inicia trajetória de compromissos em Alagoas participando de inauguração

José Serra, agora pela manhã, participou da inauguração de uma nova fábrica da Coca-cola em Alagoas. A chegada de Serra ao local foi tumultuada.

Alagoas24horas

Pré-candidato à Presidência, Serra não quis falar com a imprensa ao chegar

O pré-candidato à presidência da República, José Serra (PSDB), iniciou – na manhã de hoje, dia 16 – a trajetória de compromissos em Alagoas, cumprindo sua agenda de visitas, depois que foi lançado como candidato pelo “tucanato”. Serra passa a tarde no Estado de Alagoas e deve ainda caminhar pelo Centro de Maceió, ao lado do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).

José Serra, agora pela manhã, participou da inauguração de uma nova fábrica da Coca-cola em Alagoas. A chegada de Serra ao local foi tumultuada. A imprensa foi – inclusive – impedida de falar com o ex-governador de São Paulo no local. Para conseguir imagens do “presidenciável” foi necessário furar um bloqueio de seguranças e disputar espaços.

De acordo com a assessoria de imprensa, Serra apenas falará com a imprensa durante um almoço, em um restaurante de um shopping, localizado no Complexo Benedito Bentes, mesmo lugar onde fica a fábrica. Este é o segundo estado do Nordeste que Serra visita após a oficialização da candidatura, ontem – dia 15 – o ex-governador esteve em São Paulo.

O ex-governador chegou ladeado pelo ex-deputado federal Thomaz Nonô e pelo secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado. Antes da chegada do ex-governador, Teotonio Vilela Filho destacou o desempenho do candidato tucano nas eleições presidências que participou, quando foi vitorioso no Estado de Alagoas. Aliás, o único Estado onde os tucanos venceram, na época.

Vilela

De acordo com o governador, as novas pesquisas apontam Serra largando na frente, em Alagoas. Vilela ressaltou seu voto no presidenciável tucano, em entrevista a imprensa. O governador foi indagado ainda sobre sua própria candidatura, já que sai para a reeleição este ano.

Porém, destacou que ainda não é tempo de falar em eleição (no caso a dele mesmo) e afirmou que não estava em campanha eleitoral. Teotonio Vilela Filho foi questionado também sobre a recente pesquisa que o aponta – pela primeira vez – na frente de Ronaldo Lessa (PDT). De acordo com o Vox Populi, Vilela teria cinco pontos percentuais na frente do ex-governador pedetista.

Vilela não analisou os números, mas destacou que há um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado de Alagoas, que – conforme o governador – tem sido feito com credibilidade, fruto de um trabalho que conseguiu atração de novas indústrias, a exemplo da que foi inaugurada na manhã desta sexta-feira. Ao falar das alianças políticas para as eleições, Vilela ressaltou que o tempo para esta discussão é junho.

Em discurso, Vilela relembrou as dificuldades nos primeiros momentos de sua gestão. “Foi necessário colocar as contas em dias e conquistar a confiança, para atrair investimentos e iniciar um processo de recuperação”, frisou o governador.

O evento da manhã de hoje – além de Serra e Vilela – contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito de Maceió Cícero Almeida (PP), que chegou ao local ao lado do governador. Porém, para Almeida esta “amizade e respeito” ainda não se traduz em aliança política. O prefeito destacou que já tem seus votos certos: “Dilma Rousself para presidente e Ronaldo Lessa para governador”.

Almeida – em entrevista – falou de sua própria importância para a atração da indústria da Coca-cola para Alagoas e ressaltou as reuniões ocorridas na prefeitura municipal. Quanto à eleição, o prefeito disse que mantém o rumo que já decidiu, independente da postura do partido. “O PP ainda não definiu, mas meu voto é da Dilma, em gratidão ao presidente Lula. Aqui no estado eu voto em Ronaldo Lessa”. O PP está cada vez mais próximo dos tucanos em Alagoas, apesar de no campo nacional ser partido que integra a base do Governo Federal.