Sessão será nesta segunda-feira na ALE.
Os problemas enfrentados pelas comunidades indígenas no Estado serão debatidos no plenário da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, 19, a partir das 15h. Em comemoração ao Dia do Índio, o deputado Judson Cabral (PT) convocou a sessão, que deverá contar com a participação dos povos Kariri-Xokó, Xucuru-Kariri, Tingui-Botó, Aconã, Karapotó, Geripancó, Wassu-Cocal, Katökinn, Karuazu, Kalankó e Koiupanká.
Na oportunidade, os índios devem solicitar apoio dos deputados para que façam gestão junto aos órgãos federais para a criação imediata de grupos técnicos (GT) de identificação e demarcação dos territórios tradicionais, como também a indenização com os impactos provocados pela duplicação da BR-101 e da Transnordestina.
Esse ano também está sendo comemorado cem anos de indigenismo oficial. Em Alagoas, ao longo de muitas décadas, as lideranças indígenas lutam pelo reconhecimento étnico e garantia dos direitos históricos de seus povos, principalmente pela demarcação definitiva dos territórios tradicionais. Entretanto, o processo administrativo de identificação encontra-se paralisado, apesar de constantes mobilizações e cobranças junto aos órgãos governamentais.
No que se refere à execução das obras da duplicação da BR-101 e da Transnordestina, as representações dos índios afirmam que elas se sobrepõem sobre as áreas indígenas Kariri-Xokó, Karapotó, Wassu-Cocal e Xucuru-Kariri. Segundo eles, com impactos irreparáveis ao meio ambiente, diminuição dos espaços territoriais já reduzidos. A sessão pública acontece a partir das 15h, no plenário do Legislativo.