Dia Mundial do Escoteiro é 23 de abril.
Cerca de 60 escoteiros florestais, com idades entre 7 e 18 anos, inciaram, no sábado (17), a montagem de acampamentos na área de proteção ambiental do Catolé, onde fica a sede do Batalhão de Policia Ambiental, bairro do Clima Bom.
Com a finalidade de comemorar o Dia Mundial do Escoteiro, que acontece no dia 23 de abril, eles realizam durante este fim de semana diversas atividades de escotismo que visam, entre outros objetivos, o desenvolvimento da temática “Contra as drogas o melhor remédio é a prevenção”. As atividades pretendem mostrar que o escotismo também pode ajudar na conscientização sobre as consequências que as drogas trazem.
Para o major PM Luiz Fidélis, os chefes de escoteiros florestais decidiram incluir nas instruções maneiras de dizer não às drogas e preparar crianças e adolescentes para não serem assediados por colegas que incentivam o uso de entorpecentes e até mesmo por traficantes da comunidade onde vivem.
Ionara Pâmela, tem 11 anos de idade e há pouco mais de um ano tornou-se uma escolteira florestal. Segundo ela, a iniciativa partiu dos irmãos mais velhos que já faziam parte da equipe. “O bom de tudo isso é que aprendemos a respeitar a natureza se divertindo”, conta ao se referir às trilhas ecológicas e viagens para áreas de preservação ambiental no interior do Estado.
Quanto ao aprendizado sobre como não se envolver com as drogas, João Lucas (13) demonstrou orgulho em ajudar um amigo que começou a usar drogas e hoje é um escolteiro florestal. “Ele me agradece sempre por trazê-lo para a nossa equipe de escolteiros”, frisa João.
Em acampamentos montados na área de proteção ambiental do Catolé, crianças e adolescentes aprendem junto com a natureza os males trazidos pelo uso das drogas; A atividade de escotismo teve a participação de policiais militares do Batalhão Ambiental da PM e faz parte das comemorações que antecedem o Dia Mundial do Escolteiro, no próximo dia 23.
Junto ao tradicional espírito de aventura que o escotismo florestal propõe, os escolteiros montaram barracas, realizaram a limpeza de áreas, preparam as próprias refeições, fizeram caminhadas e participaram de brincadeiras que incentivam o cuidado com a natureza.
“Certamente é uma forma de inserir na comunidade onde vivem a consciência de se manter uma ambiente saudável, livre de problemas que possam causar danos para todos. Eles se tornam agentes multiplicadores e ajudam vizinhos e colegas a se manterem informados sobre os prejuízos causados pela degradação do meio ambiente”, salientou o comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Maxuell Santos. Ele e outros policiais do BPA acompanharam as atividades dos escolteiros durante toda a manhã do sábado.
A visita do vice-governador de Alagoas, José Wanderley, foi acompanhada de cantigas de escolteiros e até de desfile em continência ao chefe de Estado. “Vocês são a esperança de que poderemos contar com uma significativa contribuição para o futuro do meio ambiente”, disse Wanderley aos escolteiros.
O escotismo florestal foi criado em Alagoas no dia 19 de novembro de 1996 e foi reconhecido como uma nova modalidade de escotismo nacional e internacional pela Associação Escoteira Baden-Powell (AEBP), filiada à World Federation of Independent Scouts (WFIS), com sede na Alemanha.
Ao longo destes 13 anos, a Organização dos Escoteiros Florestais desenvolve diversas atividades com crianças e adolescentes objetivando a criação de uma cidadania ambientalista e aprimorando a importância de seguir os princípios dos escolteiros que há mais de um século servem de orientação para várias gerações de jovens que fizeram parte do escotismo.