Segunda etapa do programa vai beneficiar 2.500 jovens.
Uma nova esperança para jovens com idade entre 18 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade educacional e social, chega, nos próximos dias, a mais oito municípios alagoanos, com o lançamento do Projovem Urbano. Nesta quinta-feira (22), será a vez do município de União dos Palmares ser beneficiado com a iniciativa. A solenidade de lançamento acontece na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), às 10h30, e contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e da secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Wedna Miranda. No próximo sábado (24), o programa será lançado na Barra de Santo Antônio.
“O Projovem Urbano abre um novo olhar àqueles jovens que estavam desacreditados com o futuro e traz esperanças aos que não acreditavam mais que podiam conseguir um emprego ou um crescimento profissional. Em Maragogi, por exemplo, percebi uma grande carência dos jovens; eles são casados, muitos com filhos, mas sem esperanças de um futuro profissional”, afirmou a coordenadora estadual do programa, Késia Freitas. Os 312 jovens de União dos Palmares beneficiados com o programa terão aulas de Construção e Reparos e Telemática (telemarketing e informática), na Escola Estadual Luiza França, a partir da próxima segunda-feira (26), das 18 às 22 horas.
A segunda etapa do projeto beneficiará ainda os municípios de São Luiz do Quitunde, Maragogi, Boca da Mata, Penedo, Rio Largo e Marechal Deodoro, beneficiando 2.500 jovens. Cada uma das cidades contempladas atenderá cerca de 310 jovens. As aulas serão ministradas a alunos do 1º ao 9º ano, e terão duração de 18 meses.
O Projovem Urbano é um programa do governo federal, desenvolvido em parceria com os estados, que combina, de forma inovadora, a formação do ensino fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além de acesso à informática. Em uma primeira etapa, teve investimentos de R$ 10 milhões. O programa atende a jovens que saibam ler e escrever e que estão em situação de vulnerabilidade social. Aqueles que tiverem pelo menos 75% de frequência recebem uma bolsa no valor de R$ 100.
Na primeira etapa, foram atendidos 4.300 jovens dos municípios de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Matriz de Camaragibe, Viçosa, Pilar, Teotônio Vilela, São Miguel dos Campos e Coruripe.