Encontro será na sexta com palestra sobre o sistema.
Conhecer o Cauc, a ferramenta de gestão indispensável para a transparência, eficiência, agilidade e redução do trabalho burocrático governamental. É esta a proposta da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) que nesta sexta-feira, 23, reúne os técnicos municipais, para uma palestra sobre o sistema.
Segundo Nivaldo Júnior, consultor da AMA, o Cadastro Único de Convênio (Cauc), o subsistema é utilizado, de forma obrigatória, por todas as entidades federais quando do repasse de recursos ainda é um procedimento difícil para os técnicos municipais e muitos erros acontecem pela falta de informação.
O Cauc foi criado para agilizar o processo de transferências voluntárias, reduzir a complexidade e o volume dos processos, otimizar o arquivamento e o espaço físico para guarda, descentralizar o processo de comprovação do atendimento de exigências para liberação de transferências da União, além de facilitar a entrega de documentação administrativa, financeira e contábil produzida pelo município e fornecer informações sobre convênios para todos os órgãos públicos federais.
Para se ter uma idéia da importância deste cadastro, basta observar que anualmente, a União transfere a Estados e municípios recursos próximos a R$ 7 bilhões, sendo que para tal, são realizadas cerca de 34 mil consultas mensais.