Categorias: Saúde

Vacinação de idosos vai acontecer em maio

Vacinação acontece de 8 a 21 de maio.

A campanha de vacinação contra a influenza sazonal (gripe comum destinada aos idosos) em Alagoas será realizada de 8 a 21 de maio. A medida, adotada pelo Ministério da Saúde (MS), foi comunicada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) aos coordenadores de vigilância epidemiológica municipais nesta terça-feira (20), durante reunião no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc).

No entanto, os municípios que quiserem vacinar os maiores de 60 anos que estiverem em asilos, acamados em domicílio ou hospitalizados poderão iniciar a imunização no próximo sábado (24). Para isso, terão que comunicar à Sesau oficialmente, já que o MS informou que o calendário foi alterado porque o Instituto Butantan (SP) estaria enfrentando problemas para a entrega das doses da vacina no prazo acertado inicialmente.

“O MS informou que a vacinação contra a gripe sazonal foi adiada nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Por isso, reunimos os coordenadores de vigilância epidemiológica dos municípios para informá-los sobre a mudança na data da campanha”, frisou a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, acrescentando que a meta da campanha é alcançar pelo menos 80% da população com 60 anos e mais, dos 248.845 mil idosos de Alagoas.

Gripe A – Mas o cronograma de vacinação contra a influenza A (H1N1) para os idosos continua normalmente, ainda de acordo com Sandra Canuto. Para aqueles que possuem 60 anos de idade ou mais e são portadores de doenças crônicas, a campanha acontece de 24 de abril a 7 de maio.

Ainda durante a reunião, os técnicos da Sesau chamaram à atenção para a baixa adesão dos alagoanos à campanha de vacinação contra a gripe A. Isso porque, as gestantes, os portadores de doenças crônicas e os adultos com idade entre 20 a 29 anos ainda têm comparecido timidamente aos postos de vacinação, dificultando a cobertura vacinal preconizada pelo MS.