Categorias: Interior

Programa Resistência às Drogas forma turma

Três mil estudantes recebem certificado em Boca da Mata.

Aproximadamente três mil estudantes da rede municipal de Boca da Mata recebem, nesta sexta (23), o certificado de conclusão do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proed), ministrado pela Polícia Militar de Alagoas. A solenidade está marcada para às 15h, na praça da Vitória, no Centro, com a participação do secretário da Defesa Social, Paulo Rubim, e do comandante da PM, coronel Dalmo Sena.

A equipe do PROERD, formada por policiais militares e voluntários, prepara estudantes de 5 a 20 anos no trabalho preventivo ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, e as capacitações consistem em passar para os estudantes os efeitos das drogas sobre seus usuários. Durante o período de formação, são convidados palestrantes que já foram consumidores de algum tipo de droga para transmitir aos participantes as causas e as consequências do vício.

Como explica a Major Valdenize, os estudante que passaram pela capacitação vão atuar como multiplicadores de ações antidrogas dentro das comunidades onde residem, nas escolas e com as famílias. “O programa atua de forma preventiva, evitando que as drogas entrem na vida do aluno, da família e da sociedade”.

O programa de Alagoas, como informa major PM Valdenize Ferreira, ganhou destaque no país pelas ações continuadas e pelo retorno que os alunos têm proporcionado. Com a nova turma, já são 25 mil alunos formados pelo Proerd na capital e no interior. Os próximos municípios que receberão a equipe do Proerd são Viçosa, Arapiraca e Pilar.

A programação em Boca da Mata tem início às 7h com passeio pelas serras do município, palestras sobre meio ambiente e recolhimento de lixo feito por estudantes da rede municipal de ensino. As atividades serão acompanhadas pelo Batalhão de Polícia Ambiental.