Programação tem início nessa sexta-feira.
A cidade de Maragogi fica no litoral norte de Alagoas, em plena Costa dos Corais. Distante cerca de 125 km de Maceió e do Recife, tornando fácil o acesso a partir dessas duas importantes capitais do nordeste brasileiro e se prepara para comemorar 135 anos de aniversário de emancipação política neste dia 24 de abril. A administração municipal apresenta a população os novos empreendimentos que vem surgindo para fortalecer a economia do município.
Com uma economia focada na agricultura, pesca e, principalmente, no turismo o município tem desenvolvido ações que o levaram a conseguir ser escolhido pelo Ministério do turismo como um dos 65 destinos turísticos do país o que o torna um município indutor de turismos e desenvolvimento, e para consolidar essas ações o Prefeito Marcos Madeira acaba de receber o prêmio de Prefeito empreendedor de Alagoas pelo Sebrae. “O prêmio nos estimula a trabalhar ainda mais, fazer mais e melhor pelo desenvolvimento da cidade". Comentou Madeira.
Para comemorar os 135 anos de emancipação política e o resultado positivo, consolidados pelos novos empreendimentos no município, a prefeitura realiza nos dias 23 e 24 de abril uma programação com várias atrações para a população.
Programação dia 23/04
08h – Oficinas de teatro
19h30 – Missa de Ação de Graças
20hs30 – Apresentação da Cia de Teatro Nega Fulô com o espetáculo // Um Teatro de Cordel na Feira do Passarinho
22hs – Show com a cantora Wilma Araújo
Programação 24/04
05h00 – Alvorada com orquestra
08h00 – Hasteamento da Bandeira
10h00 – Inaugurações
16h00 – Desfile cívico / Fanfarras
20h30 – Apresentações culturais – Espetáculo do Grupo Sururu de Capote
22h 00 – Gravação do DVD com artistas locais
23h00 – Encerramento
Semana Multicultural
Desde o dia 19 de abril a secretaria municipal de cultura tem desenvolvido ações culturais que envolvem a população e os visitantes. São oficinas de teatro e leitura, apresentações culturais, shows, exposições de artesãos que estão movimentando a vida cultural da cidade e da região.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Jacó Almeida a semana multicultural esta sendo desenvolvida em comemoração a emancipação política do município, mas esta dentro do plano de ação cultural para 2010 e 2011. ”Nosso objetivo é apresentar a sociedade toda a diversidade cultural de Maragogi e da região.” afirma.
Infraestrutura
Maragogi se moderniza com o projeto de Reurbarnização e Revitalização do centro da cidade, no trecho compreendido entre a praça do forum e a praça Santo Antônio. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de infra-estrutura. O investimento total é de R$ 3 milhões .
O prefeito Marcos Madeira destaca as melhorias e a modernidade do projeto. ” Esse trabalho de padronização do centro esta sendo realizada dentro do projeto de reforma na infra- estrutura da cidade como o calçamento de ruas e a revitalização da orla marítima”.
De acordo com o prefeito, esses serviços estão sendo realizados para respeitar a mobilidade urbana e a acessibilidade, já que o projeto desenvolvido pela Secretaria municipal de infra-estrutura e obras inclui o nivelamento das calçadas, padronização do material a ser utilizado, rampas para portadores de deficiência física e retirada de obstáculos. “A troca das calçadas vai modificar o cenário urbano facilitando, o trânsito de pedestres que passam diariamente nessas vias e beneficiando nossa cidade para receber cada dia melhor o turista que nos visita”, destacou.
Pólo Educacional na região norte
As melhorias no setor educacional de Maragogi vão muito além do crescimento
do número de alunos;recuperação de escolas, concurso público para seleção dos profissionais, pagamento em dia dos professores, merenda escolar, e aumento do transporte escolar. Segundo o prefeito Marcos Madeira, desde que assumiu a administração do município vem procurando priorizar os setores essenciais e a educação tem sido um dos que tem merecido atenção especial.
O setor ampliou o ensino fundamental para 9(nove) anos, adquiriu 5(cinco) laboratórios de informática para a rede municipal de educação, que conta com 42 escolas. Uma prova dessa atenção foi à contratação de ônibus para realizar o transporte escolar, garantindo que os alunos das áreas mais distantes pudessem se locomover para uma das escolas que compõem o complexo educacional do município. Mas as novidades no setor educacional continuam também na implantação e construção do CEFET e da implantação e consolidação da UAB – Universidade Aberta do Brasil que é um projeto do Governo Federal para a educação no interior do país, mas que o município mantém toda a parte física e de estrutura da instituição.
Saúde
A população de Maragogi tem tido um maior acesso ao atendimento médico, exames laboratoriais, pré-natal, vacinação e informações sobre prevenção de doenças. Os postos reformados e equipados, o acesso a exames e a ampliação do atendimento da Unidade mista para 24 horas por dia têm melhorado a qualidade da saúde pública do município e a vida da população.
Dados positivos no campo da saúde da mulher é o aumento no número de exames de Papanicolau, procedimento fundamental na prevenção ao câncer de colo do útero.
Além da assistência ginecológica, a SMS também tem investido na assistência à mulher desde a confirmação da gravidez até o primeiro ano de vida do bebê. Só no Posto Adélia Lira são acompanhadas 37 gestantes no programa de apoio às pacientes do pré-natal até os cinco anos de vida da criança.
TRABALHO DE PREVENÇÃO
O investimento em projetos e programas de prevenção a uma série de doenças, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria municipal de Saúde – SMS tem melhorado a qualidade da saúde da população de Maragogi.