Sextafeira convidou o Conselho Estadual de Educação, Procon, secretarias e donos de cursinhos para reunião da Comissão de Educação da ALE, onde espera esclarecer denúncias.
O deputado Alberto Sextafeira (PSB), líder do governo, usou o plenário da Casa de Tavares Bastos na tarde desta terça-feira, 27, para convidar representantes do Conselho Estadual de Educação, secretarias de Educação, Procon e donos de cursinhos para uma reunião aberta na Comissão de Educação da ALE, na quarta-feira da próxima semana, 5 de maio.
Na sessão ordinária de hoje, o parlamentar voltou a denunciar a veiculação de propaganda enganosa feita pelo que ele chamou de ‘cursinhos relâmpagos’, que oferecem a conclusão do ensino médio – antigo segundo grau – em apenas três meses. Ele já havia feito a denúncia em outubro do ano passado.
Sextafeira disse que espera receber esclarecimentos e encontrar uma solução para o problema na reunião da Comissão. “Essa Casa, por meio da Comissão de Educação, tem que tomar uma posição sobre o assunto. Vamos formalizar a denúncia junto ao Conselho Estadual de Educação”, frisou.
O deputado contou que, na ocasião da primeira denúncia, recebeu alguns proprietários de cursinhos em seu gabinete e eles alegaram se tratarem de cursos preparatórios para os exames supletivos do ensino médio nos estados de Sergipe e Paraíba, já que Alagoas não adota o procedimento. “Eles disseram que usam os termos 1° e 2° graus nas propagandas porque a população não sabe o que é ensino médio”, destacou o deputado.
Sextafeira também quer esclarecer a declaração dada pelo proprietário de um dos cursos a um jornal local de que o Conselho de Educação de Alagoas seria uma bagunça.
O deputado Judson Cabral (PT), que é vice-presidente da Comissão de Educação da ALE, defendeu o conselho e a necessidade de adotar procedimentos contra a prática dos cursinhos relâmpagos: “Não há bagunça no conselho, mas não permitimos o mercantilismo em um momento onde todos os governos buscam a qualidade da educação”.