Plano define metas na assistência social em Maceió.
A diretoria de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) apresentou aos técnicos do órgão, nesta terça-feira (27), a programação anual da assistência social do município de Maceió. A programação foi baseada no Plano Municipal de Assistência Social, quadriênio 2010-2013. Durante o evento, cada servidor recebeu sua cópia do plano.
Segundo a assessora técnica da Semas, Ana Tojal, essa programação encontra-se estruturada em planilhas com os itens: ação, estratégias, resultado esperado, responsável e período de execução, configuradas nos eixos de gestão e controle social, proteção social básica e proteção social especial. “É fundamental o esforço e o compromisso dos trabalhadores e dos gestores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Maceió, visando operacionalizar as ações propostas. Isso, conseqüentemente, trará um impacto social nos serviços socioassistenciais ofertados à população em situação de vulnerabilidade”, salientou.
Para o secretário Francisco Araújo, o plano municipal é de suma importância porque facilita a diferenciação entre o que é importante e o que é prioridade. “Em 2010 a prioridade da Semas será os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que são a porta de entrada da assistência social, e os núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), para que mais crianças sejam atendidas e tenham uma melhor qualidade nos serviços oferecidos”, disse.
O Plano Municipal, aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), visa construir metas que possibilitam aos técnicos dos programas sociais da Semas fazer seu planejamento estratégico com o objetivo de organizar, melhorar e investir nesses programas, visando a um melhor atendimento dos usuários.