Categorias: Saúde

Ministério da Saúde realiza treinamento em AL

Objetivo é implantar o HORUS nos municípios alagoanos.

Assessoria

Treinamento está sendo realizado na Faculdade Maurício de Nassau

Termina neste sábado (01), o treinamento que o Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL), está ofertando aos municípios alagoanos que aderiram ao Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (HORUS). A capacitação que teve início na segunda-feira (26), na Faculdade Maurício de Nassau (Maceió/AL), reuniu 63 municípios, entre gestores e profissionais farmacêuticos das Secretarias Municipais de Saúde do Estado.

“Essa é nossa primeira capacitação regional. Quando o Sistema foi produzido, realizamos um treinamento-piloto, em Brasília, com 16 municípios de diversas regiões do país. Mas, o que está acontecendo aqui é grandioso. Os participantes estão bastante interessados, comprometidos e empenhados. Alagoas é o Estado que, proporcionalmente, tem a maior adesão ao HORUS, seguido dos Estados de São Paulo e Pernambuco”, analisa a consultora técnica da Coordenação Geral da Assistência Farmacêutica Básica do MS, Kelli Engler Dias, que ministra o treinamento.

A consultora do MS também explica que, com a implantação do Sistema, os gestores terão informações precisas sobre o perfil dos usuários e medicamentos ofertados. “Com isso, os municípios poderão otimizar os seus recursos, estabelecendo uma relação do custo e consumo”, complementa.
Além disso, segundo informações de Kelli Engler Dias, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão, com o HORUS, agendar o dia de buscar os medicamentos de que precisam, garantindo, dessa maneira, o recebimento dos mesmos, bem como a continuidade de seu tratamento. “Ou seja, o HORUS qualifica a gestão e o atendimento à população usuária”, destaca.

Para Francine Regina Cândido, farmacêutica do município de Dois Riachos (micro-região de Batalha, distante 193 km da capital), o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica chegou para aumentar a transparência na compra dos medicamentos e para modernizar a dispensação, o controle de estoques e demandas.

“Quando o usuário for buscar o medicamento, nas farmácias do município, receberá uma espécie de cupom fiscal ou recibo, onde estará assinalado o valor do mesmo. Isso é muito importante para que haja maior transparência no uso do dinheiro público. Embora ainda estejamos nos familiarizando com este novo instrumento, tenho certeza de que, com profissionais qualificados e gestores integrados, estaremos construindo uma nova realidade, mais dinâmica e eficaz, para a Assistência Farmacêutica dos municípios” analisa.

Lançado, em Brasília, no dia 03 de dezembro de 2009, o HORUS é um software livre para acompanhamento da utilização de medicamentos dos usuários do SUS. Permite, entre outras funcionalidades, a rastreabilidade dos medicamentos dispensados, o conhecimento do perfil de uso dos medicamentos, demanda atendida e não atendida, assim como a elaboração de indicadores de assistência farmacêutica para o planejamento, avaliação e monitoramento das ações. “Nos treinamentos, com a troca de experiências, objetivamos, ainda, aprimorar as funcionalidades do Sistema, para que ele atenda as diferentes realidades dos municípios do país”, conclui Suetônio Queiroz, representante da Câmara Técnica da Assistência Farmacêutica do COSEMS/AL.