Categorias: Interior

Moradores denunciam esgoto causado por hospital

Os moradores reclamam que o sistema de encanamento do hospital possui alguns problemas que ocasionam vazamentos constantes. Nesse caso os dejetos que deveriam desembocar na fossa estão sendo jogados nas ruas.

AlagoasnaNet

Comerciante Sônia do Carmo Soares Brito reclama dos prejuízos

Os moradores das ruas Maria Gaia, Delmiro Gouveia e da Praça Frei Damião, localizadas no município de Santana do Ipanema, estão revoltados com o descaso da direção do hospital local, Dr. Arsênio Moreira, responsável por um esgoto a céu aberto que persiste durante muito tempo no local.

Os moradores reclamam que o sistema de encanamento do hospital possui alguns problemas que ocasionam vazamentos constantes. Nesse caso os dejetos que deveriam desembocar na fossa estão sendo jogados nas ruas. O resultado é um mau cheiro insuportável que causa mal-estar e prejuízos aos comerciantes locais.

Os moradores explicam que a fossa do hospital é localizada a uma distância aproximada de 500 metros do prédio, próxima ao leito do Rio Ipanema. "Água misturada com sangue e fezes desce e é jogada na rua todos os dias. Já perdemos a conta de quantas vezes reclamamos", diz uma das moradoras identificada apenas como Lucimara.

A comerciante Sônia do Carmo Soares Brito conta que além do incômodo de viver no local, ainda amarga os prejuízos da perda de clientes. “Não é só o nosso cachorro quente que sofre com o problema, aqui também tem um bar, do outro lado um frigorífico, e mais na frente uma avícola que estão no prejuízo graças ao problema”, desabafa a comerciante do ramo de alimentos.

Outro comerciante local conversou com a reportagem e afirma que as ruas descritas servem de piadas entre os moradores. “Apesar da revolta, alguns moradores ainda encontram um jeito de tirar piada até com eles mesmos. Aqui o que não falta é slogan, é o ‘bar da merda’, é a ‘rua do cocô’, e por ai vai, é isso que a gente ganha", brinca José Paulo Silva, proprietário do Bar do Paulão.

"Já estamos cansados de tanta promessa; não vierem aqui menos de vinte vezes. Tiram fotos, filmaram, mas nada foi resolvido. Já fazemos um abaixo assinado e entregamos na Defesa Civil e ao Diretor do Hospital, mas estamos vendo que o único caminho é procurar a promotoria", completa Paulão.

A equipe de reportagem foi até o hospital tentar contato com a direção, mas foi informado que a diretora Renata Silva, mas a informação da portaria é que a responsável pelo hospital está viajando no momento e que nenhum outro funcionário está autorizado para falar sobre este o assunto.