Cobertura vacinal chegou a 26,66% no primeiro dia.
A campanha de vacinação de idosos contra a gripe alcançou a marca de 26,66% de idosos imunizados, no seu primeiro dia, no último sábado (8). O percentual equivale a 17.774 pessoas acima de 60 anos, do município de Maceió. Para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os números superaram a expectativa do Ministério da Saúde.
A abertura da campanha aconteceu na Unidade de Saúde Paulo Oliveira Costa, que atende à comunidade do Bolão e adjacências, localizada no bairro do Farol. Na ocasião, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Maceió, Juliana Cavalcante, falou da importância da vacinação para o grupo prioritário. “Esperamos realizar a 12ª edição da campanha contra gripe comum da mesma forma que as campanhas anteriores, com o mesmo empenho e o mesmo resultado de sucesso”, disse Cavalcante.
O diretor de Vigilância em Saúde da SMS, Carlos Eduardo Silva, fez um balanço da vacinação no País e reiterou sua credibilidade e eficácia. “Havia muita resistência dos idosos por causa das reações posteriores, mas depois, a adesão foi se consolidando como principal combate à gripe. Essa estratégia surtiu efeito no sentido de reduzir as internações por complicações respiratórias”, afirmou o diretor.
O aposentado Eraldo Marques, de 63 anos, disse que tomou a vacina contra a gripe comum e contra a gripe A H1N1 no mesmo dia. “A vacina é uma garantia para os idosos do País. Acredito que é uma forma de evitar que os aposentados morram mais cedo”, brincou.
Gripe A H1N1 – O PNI informa que a vacinação contra a Gripe A H1N1 destinada aos doentes crônicos, adultos de 20 a 29 anos, e idosos com doenças crônicas, terá prosseguimento, apenas, até esta terça-feira, 11 de maio.
A orientação do Ministério da Saúde é que, a partir desta quarta-feira (12), a vacina seja ministrada apenas para a população de 30 a 39 anos e gestantes, e a segunda dose da vacina para crianças de seis meses a dois anos.
A 5º etapa de vacinação contra a Gripe A se encerra no dia 21 de maio.