Categorias: Interior

Mina flutuante é encontrada durante obra de saneamento em Maragogi

O artefato bélico foi descoberto acidentalmente, durante as escavações no local, que fica próximo à principal praça do município.

Assessoria Prefeitura de Maragogi

Mina foi encontrada durante escavação

Operários da Prefeitura de Maragogi, município a 131 quilômetros de Maceió, localizaram na manhã desta terça-feira, dia 11, durante realização de obras de saneamento na região central da cidade, uma mina flutuante, provavelmente utilizada durante a II Guerra Mundial. O artefato bélico foi descoberto acidentalmente, durante as escavações no local, que fica próximo à principal praça do município.

Antes de ser identificado, chegou-se a acreditar que o artefato poderia ser uma botija – contendo moedas históricas – comumente encontrada no litoral de Alagoas e Pernambuco. Entretanto, ao serem acionados, policiais militares perceberam que o artefato, de cerca de um metro de diâmetro, seria uma bomba de ferro.

Como a picareta de um dos trabalhadores ainda perfurou o artefato, a Polícia Militar isolou a área temendo a detonação. Peritos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), além de oficiais da Marinha e do Exército são aguardados no local para avaliar a situação e remover a mina.

De acordo com o tenente-coronel Osman Vilela, a expectativa e tensão são grandes no local, uma vez que a população se aglomera tentando ver a bomba, que foi localizada numa região bastante povoada do município.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Maragogi, o capitão Alexandre Braga, oficial do Bope especialista em bombas, está no local e confirmou que o artefato é uma mina que ainda pode estar ativa. A mina será removida e deve ser detonada ainda nesta tarde.

(Atualizada às 14h40)