Principal objetivo é observar a qualidade da água dos poços.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, realizou, nesta terça-feira (11), uma palestra direcionada aos administradores de condomínios de Maceió com o tema “A Qualidade da Água”. O objetivo é orientar os administradores sobre a legislação que rege o funcionamento dos poços que abastecem os condomínios.
O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental de Maceió, Alex Tenório, explica que a cidade possui grande quantidade de condomínios que fazem uso de poços, sujeitos à legislação: a portaria 518 do Ministério da Saúde (MS) e o Decreto Presidencial 5440, que estabelecem critérios de potabilidade da água para consumo humano.
“Como a maioria dos administradores desconhece a legislação, a Vigilância em Saúde Ambiental organizou esta palestra para mostrar a importância de seguir as exigências do Ministério da Saúde para manter a qualidade da água e, consequentemente, a saúde dos consumidores”, destacou Tenório, acrescentando que esta é apenas uma ação educativa mas que, a partir da próxima semana, os administradores que não compareceram serão intimados e até autuados.
Os administradores são obrigados a apresentar um alvará sanitário, a realizar o controle do poço (coleta de água para análise), além da desinfecção do poço a cada seis meses. “O papel da Vigilância da Secretaria de Saúde é justamente fiscalizar se os administradores estão cumprindo a determinação”, afirma.
Alex Tenório solicita que a população denuncie poços clandestinos ou que não estejam cumprindo a legislação para que possamos garantir a boa qualidade da água consumida. O telefone de contato da VSA é o 3315.6610.