Tricolor venceu por 2 a 0.
O São Paulo deu um grande passo rumo à semifinal da Libertadores da América ao bater o Cruzeiro por 2 a 0 em pleno Mineirão, nesta quarta-feira. Estreante da noite, o atacante Fernandão não deixou sua marca, mas foi decisivo.
O experiente jogador, recém-chegado do Goiás, participou do início da jogada do primeiro gol da equipe paulista, marcado por Dagoberto, aos 23min do primeiro tempo. Já aos 20min da etapa final, deixou Hernanes na cara do gol para ampliar com um lindo passe de calcanhar.
Com o resultado, o time tricolor pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta das quartas de final, na próxima quarta-feira, no Morumbi, que segue na briga pelo tetracampeonato continental. Além disso, se vinga do rival, seu algoz nas quartas da Libertadores do ano passado.
Cruzeiro e São Paulo fizeram um primeiro tempo equilibrado, com as duas equipes em postura cautelosas no início. Os donos da casa tiveram a primeira grande chance aos 9min. Henrique desviou de cabeça após escanteio e Rogério fez grande defesa. Mas foi o time tricolor quem abriu o placar. O estreante Fernandão fez o pivô e tocou para Marlos, que cruzou para Dagoberto só estufar as redes.
Após o gol, o Cruzeiro tentou pressionar, mas a zaga são-paulina, mesmo sem Miranda, poupado após a morte de sua irmã, se mostrou consistente. A torcida azul no Mineirão só levantou no início da etapa final, quando Thiago Ribeiro bateu forte no canto e viu Rogério espalmar. Em seguida, Adílson trocou Diego Renan por Guerrón e deu novo ânimo na frente. Mas o São Paulo, mais uma vez, foi fatal quando teve a oportunidade.
Aos 20min, Fernandão apareceu muito bem novamente, dando passe preciso de calcanhar para Hernanes após ficar com sobra da defesa. Com calma, o camisa 10 dominou na área e colocou no canto de Fábio. Se o novo reforço resolveu na frente, Rogério foi decisivo atrás, saltando para evitar gol de Kleber. Quando o goleiro foi batido, Junior Cesar fez as vezes de salvador, tirando a bola quase em cima da linha após chute de Guerrón.
Já aos 30min, o Cruzeiro enfim balançou as redes. Thiago Ribeiro acertou belo chute após corta-luz de Gilberto. Mas o árbitro assinalou impedimento do atacante celeste e anulou o gol. Pouco depois, Gilberto, que teve participação discreta um dia após ser convocado por Dunga para a Copa, deu lugar a Roger. Pelo lado paulista, Fernandão, reclamando de dores, foi substituído por Washington.
A equipe mineira foi só pressão nos minutos finais. Mas a prova de que a noite era mesmo do São Paulo veio aos 38min. Roger ficou com a sobra após bate-rebate na área e chutou cruzado. A bola bateu nas duas traves de Rogério Ceni e não entrou. O time de Ricardo Gomes segurou a pressão a partir daí e deixou o Mineirão com uma importante vantagem na bagagem.
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 0 x 2 São Paulo
Gols
São Paulo:
Dagoberto, aos 23min do primeiro tempo, e Hernanes, aos 20min do segundo tempo
Ponto Forte do Cruzeiro
Dominou os 15 minutos finais, pressionou o São Paulo e merecia ao menos um gol
Ponto Forte do São Paulo
A defesa se mostrou consistente e o ataque soube aproveitar as chances
Ponto Fraco do Cruzeiro
O ataque, um dos melhores da Libertadores, fracassou em um momento decisivo
Ponto Fraco do São Paulo
Após o segundo gol, recuou muito e foi sufocado nos minutos finais
Personagem do jogo
Fernandão, que participou do lance dos dois gols do São Paulo logo em sua estréia pela equipe
Lances polêmicos
-Aos 36min do primeiro tempo, Richarlyson deu carrinho por trás em Kleber na entrada da área e só levou amarelo. Cruzeirenses queriam vermelho
-No lance do gol anulado do Cruzeiro, no segundo tempo, os anfitriões reclamaram muito de que Thiago Ribeiro estava em posição legal
– Fernandão foi lançado e derrubado na área. O assistente marcou impedimento, o que invalidou o lance e provocou reclamações são-paulinas.
Esquema Tático do Cruzeiro
4-4-2
Fábio; Jonathan, Thiago Heleno, Gil e Diego Renan (Guerron); Fabrício (Fábio Santos), Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto (Roger); Thiago Ribeiro e Kleber. Técnico: Adílson Batista
Esquema Tático do São Paulo
3-5-2
Rogério Ceni; Alex Silva, Xandão e Richarlyson; Cicinho (Jean), Rodrigo Souto, Hernanes, Marlos e Junior Cesar (Jorge Wagner); Dagoberto e Fernandão (Washington). Técnico: Ricardo Gomes
Cartões Amarelos
Cruzeiro: Jonathan e Roger
São Paulo: Richarlyson, Hernanes, Alex Silva, Xandão e Dagoberto
Árbitro
Oscar Ruiz (Colômbia)
Local
Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)