Ronaldinho marcou duas vezes na vitória por 3 a 0.
No início da rodada de encerramento do Campeonato Italiano, neste sábado, um clássico que pouco valia para Milan e Juventus, no Estádio San Siro, em Milão. A partida marcava a despedida do técnico Leonardo da equipe milanista, já que o brasileiro anunciou nesta semana que iria deixar o comando da equipe. E quem brilhou na partida foi o meia Ronaldinho – integrante da "lista de espera" de Dunga para a Copa. Com dois gols, o camisa 80 foi fundamental na vitória por 3 a 0.
Dos outros selecionados por Dunga para a Copa, o zagueiro Thiago Silva esteve entre os titulares da equipe da casa, enquanto Felipe Melo, com uma bolha no pé, não foi relacionado para a partida. Garantido para a próxima Liga dos Campeões, uma vitória praticamente garantiria o Milan de forma direta à competição continental – Sampdoria e Napoli brigam pela quarta vaga, que leva até a fase preliminar. Já a Juventus, de temporada irregular, não aspirava mais nenhuma chance de vaga nas próximas ligas europeias.
Mesmo com o bom início da Juventus, que desperdiçou uma chance com Iaquinta, logo aos 3min, que chutou à direita de Dida após sair cara a cara com o arqueiro brasileiro. Mas aos 14min, o Milan saiu em vantagem com o lateral Antonini, que recebeu ótimo lançamento no miolo da zaga visitante e bateu para o gol. Desviada por Cannavaro, a bola encobriu Buffon e abriu o placar do clássico. Após o gol, o Milan prosseguiu dominando as ações da partida e logo chegou ao segundo gol, com Ronaldinho. O meia brasileiro recebeu no meio campo, tentou lançar Pato, mas a zaga cortou o passe. Contudo o zagueiro da Juventus cochilou e Ronaldinho roubou a bola e tabelou com Pato, saindo livre e tocando no canto de Buffon, aos 28min.
Apática, a Juventus pouco produziu na volta do intervalo. E em mais uma falha da zaga, o Milan sacramentou a vitória. Em uma bola mal afastada pela defesa, Ronaldinho recebeu a bola e tocou com categoria no canto de Manninger – que substituiu Buffon na volta para o segundo tempo – e marcou 3 a 0 e seu segundo na partida, aos 22min. Logo após o gol, o brasileiro foi substituído por Inzaghi e saiu muito aplaudido de campo.
A partida também marcou a possível despedida dos veteranos Favalli e Dida, que foram substituídos durante a partida e muito ovacionados pelo público presente ao Estádio San Siro. Após o apito final, o técnico Leonardo foi muito festejado pelos torcedores milanistas, que levaram diversas faixas ao estádio saudando o trabalho do brasileiro.
O resultado garante o terceiro lugar do Italiano ao Milan, que chega aos 70 pontos. Já a Juventus, em uma temporada melancólica para suas tradições no futebol local, permanece com 55 pontos e terminará o torneio apenas na sétima colocação.
Lazio vence Udinese
Na outra partida deste sábado pelo Italiano, a Lazio se despediu em casa batendo a Udinese por 3 a 1. O meia alemão Hitzlsperger abriu o marcados, ao 15min da primeira etapa, mas logo o artilheiro do toneio Di Natale empatou, aos 30min – o 29º gol do atacante. Antes da saída para o intervalo, porém, Floccari deixou a Lazio novamente em vantagem. Aos 7min do segundo tempo, o volante Brocchi sacramentou a vitória da equipe da capital italiana.
Com o resultado, a Lazio termina o campeonato com 46 pontos, provisioriamente na 10ª posição. Já a Udinese fica nos 44 pontos, na 13ª posição.