Categorias: Economia

Setor elétrico de AL: investimento de R$ 1 bi

O investimento será realizado ao longo dos próximos cinco anos.

A Eletrobras Distribuição Alagoas anunciou investimentos de R$ 1 bilhão no setor elétrico do Estado. A notícia foi revelada durante o Seminário de Desenvolvimento de Energia Elétrica pelo assistente de Expansão e Planejamento da distribuidora, Adjar Barbosa. O evento teve como tema principal ‘Os Desafios Energéticos e Caminhos de Superação’ e contou com a presença do secretário-adjunto de Estado de Minas e Energia, Geoberto Espírito Santo.

O investimento será realizado ao longo dos próximos cinco anos, em infraestrutura e expansão de todo o sistema elétrico de Alagoas. Durante o Seminário, Adjar Barbosa informou que entre os anos de 2004 e 2008, houve um baixo nível de investimento por parte da concessionária em expandir as redes de energia elétrica. Mas, de acordo com ele, este cenário sofre alteração, desde meados de 2008, com a unificação das empresas Distribuidoras do Sistema Eletrobras.

“Convivemos muitos anos com investimentos baixos em função das fontes de financiamento delongar a análise dos pedidos de financiamento. Agora, estamos trabalhando para recuperar boa parte deste tempo”, destacou o assistente.

Parte da verba anunciada durante o Seminário será investida na expansão do Sistema Elétrico das regiões do Sertão, Agreste, Litoral e Alto Sertão. Para Adjar Barbosa, um dos maiores desafios é a garantia de implantação dos pontos de suprimentos, ou seja, de novas subestações da Rede Básica no Estado. Por outro lado, ele já considera a empresa vitoriosa por já ter garantido dois pontos de suprimento elétrico em Alagoas, sendo um no município de Arapiraca e outro em Maceió.

“O leilão da subestação de Arapiraca vai sair em junho deste ano e estamos avançando nas obras preparatórias para interligação dos novos pontos de suprimento no Sertão alagoano. Estamos avançando no estudo da ampliação da subestação Zebu, localizado no Alto Sertão”, acentuou Adjar durante sua apresentação.

O assistente da Eletrobras Distribuição Alagoas, concluiu sua participação apresentando os locais onde serão construídas as novas subestações até 2014: Stella Maris (40 MVA); Barra de São Miguel (12,5 MVA); Paripueira (25 MVA); Serraria (40 MVA); Jardim Petrópolis (40 MVA); Cidade Universitária (40 MVA); Lagoa da Canoa (12,5 MVA); Coruripe II (25 MVA); Major Izidoro (12,5 MVA); Poxim (12,5 MVA); e Costa dos Corais (12,5 MVA).

Alternativas – Dando continuidade ao ciclo de palestras, o secretário-adjunto de Estado de Minas e Energia, Geoberto Espírito Santo, trouxe aos presentes assuntos relacionados à Matriz Energética de Alagoas, apresentando também as perspectivas para o desenvolvimento da energia no Estado.

O secretário-adjunto explicou que a matriz energética predominante em Alagoas é o bagaço de cana, que possui uma produção instável, devido à variação das safras. Ele abordou ainda outros tipos de geração de energia presentes no Estado, como a hidráulica, a eólica – considerada energia complementar, pois em Alagoas a média de funcionamento é de 27%; o gás natural – que contará com dois novos City Gates, um em Penedo, e outro em São Miguel dos Campos, além da energia solar, que já possui um projeto para sua implantação em prédios públicos da capital.

Geoberto Espírito Santo destacou, ainda, que a política de energia deve ser encarada como uma política de desenvolvimento. “Não podemos discutir energia sem discutir modelo de sociedade. Para que haja um melhoramento na eficientização energética, precisamos rever diversas condutas sociais para que realmente exista progresso”, revelou Geoberto.

O Seminário de Desenvolvimento de Energia Elétrica foi promovido pelo Sindicato Interestadual das Indústrias de Energia Elétrica (Sinergia) e contou com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea) e do Sindicato dos Engenheiros de Alagoas.