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Vendas no comércio superam média nacional

Em Alagoas, percentual foi de 14,9%.

O comércio varejista em Alagoas elevou as vendas acima da média nacional e do Nordeste tanto no primeiro trimestre deste ano quanto, especificamente, no mês de março, em relação aos mesmos períodos de 2009. No primeiro trimestre, o crescimento acumulado das vendas no comércio varejista no Brasil foi de 12,8% (confira o gráfico) e a média nordestina de 14,7%, comparado ao mesmo período do ano passado. Em Alagoas, esse percentual foi de 14,9%. Já os resultados do crescimento medido em 12 meses, de março do ano passado até março de 2010, foram de 8% para o Brasil, 9,8% para o Nordeste e 11% para Alagoas.

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na semana passada, confirmam o aquecimento do consumo no primeiro trimestre de 2010. Esse resultado representa a maior expansão para março desde o início da pesquisa, iniciada em 2001.

Para o professor da Ufal e consultor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), Fábio Guedes, esse resultado representa os efeitos do aquecimento econômico que o país está passando e comprova as projeções de crescimento para este ano. O crescimento das vendas no varejo em relação ao mês de fevereiro foi de 1,6%, enquanto que o mercado, segundo o economista, esperava menos de 1%.

Outro elemento também responsável por esse desempenho foi o fato da Páscoa ter ocorrido em março, o que tradicionalmente acontece em abril. Isso também alavancou as vendas principalmente na rede supermercadista. “Impulsionado pelo crédito farto, o aumento da massa de salários e do emprego e as boas condições macroeconômicas, o consumo mostra sua robustez”, comenta Guedes.

Conforme dados do IBGE, as vendas no mês de março de 2010 cresceram em Alagoas 17,8% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Resultado 1,1% superior ao nacional. O mês de março expandiu em vendas 1,2% em relação a fevereiro.

Para o presidente da Fecomércio/AL, Wilton Malta, além dos programas do governo federal, o crescimento das vendas reflete no Estado a ampliação também da massa salarial e do emprego, principalmente, na construção civil e nas atividades comerciais e de serviços.