Categorias: Interior

Coruripe: equipe discute transição da Casal

Município gerenciará demanda da população.

Ascom Coruripe

Ascom Coruripe

O prefeito de Coruripe, Marx Beltrão, participou de reunião com o presidente Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Jessé da Mota, e a equipe técnica, nesta segunda-feira (17), em Maceió. Com o objetivo de discutir os trâmites de transição de posse do sistema de abastecimento da Casal para a autarquia municipal do Departamento de Água e Esgoto Sanitário de Coruripe, que gerenciará a demanda no município, já que a Casal não apresentou proposta de renovação de direto de uso. Em reunião, ficou acordado o entendimento administrativo, no prazo de 30 dias.

Atualmente, a Casal é responsável por mais de quatro mil ligações, atendendo a região do Centro e Pontal. Os povoados são atendidos pela equipe do Daesc. A negociação de transição de dados, fatura das contas e do departamento comercial, está sendo acompanhada pela procuradora-geral do município, Carla Beltrão, o diretor do Daesc, Paulo Jorge, e o assessor Fernando Queiroz.

“A Casal não nos apresentou uma proposta para renovação do direito de uso, o contrato está vencido desde 2005, e a prefeitura tendo um departamento que atende o município prestará o serviço por completo, conforme os prosseguimentos legais”, destacou Carla Beltrão.

De acordo com Marx Beltrão, já foram investidos no Daesc cerca de 5 milhões de reais, por esse motivo, o prefeito destacou que não é de interesse permanecer com a Casal, pois os moradores têm reclamado dos serviços. “A decisão de transição é um pedido da população de Coruripe, ao longo dos anos, não foi apresentado investimento no setor por parte da Casal, por esse motivo estamos nesse processo de mudança. Esperamos celeridade na negociação”, frisou.

Durante a reunião, Jessé Mota, mostrou interesse em manter os serviços no município. “Tivemos um período complicado, sem investimentos, mas o governador já garantiu alguns recursos para os municípios. Vamos tentar negociar essa transição da melhor forma possível, através de um relatório de valores de bens e composição dos débitos, acredito que será possível resolver essa questão por meio administrativo em conjunto com os técnicos da prefeitura”, destacou o presidente da Casal.

Na próxima semana dia (26), às 9h, em Maceió, os técnicos da Casal e do Daesc traçarão um plano de relatório para atender o prazo da negociação.