Deputado Francisco Tenório defende votação imediata.
Os deputados Francisco Tenório (PMN/AL), Paes de Lira (PTC/SP), Major Fábio (DEM/PB), Capitão Assumpção (PSB/ES), entre outros, entregaram à presidência da Câmara dos Deputados, na pessoa do deputado Marco Maia (PT/RS), o requerimento para a inclusão das PEC’s 300 e 308, com 321 assinaturas, o que seria mais do que o valor exigido para a aprovação destas em plenário.
Assim que recebeu o requerimento, o deputado Marco Maia, junto com o segundo secretário Inocêncio Oliveira, garantiu que a próxima matéria que irá ao plenário será a PEC 300 e em seguida a PEC 308. Desta forma, poderá ser que o aumento do salário dos policiais e bombeiros de todo Brasil tenha um desfecho ainda esta semana.
Uma assembléia geral, que contou com mais de 500 policiais militares, civis e bombeiros, mobilizou, na terça-feira, 18, a categoria e a bancada de deputados que lutam pelo direito da categoria à aprovação da PEC 300/08, que trata do piso nacional dos salários dos policiais. A PEC-300 foi votada em primeiro turno na Câmara, obteve 393 votos a favor, mas, foi retirada da pauta por pressão do PT e do PSDB, segundo os organizadores da mobilização.
Presente à assembléia geral, o deputado Francisco Tenório (PMN-AL), tem a mesma opinião expressa por vários policiais que falaram na tribuna. Ele acredita que “não há motivo que justifique a falta de consenso dos Líderes sobre um assunto que já é um clamor da população em todos os estados”. Para Tenório, a intenção da categoria é que a PEC 300 vá a voto, dentro do plenário.
Para isso, ele sugere “manter a pressão”, pois, em sua visão, “só assim, a categoria vai conseguir o seu objetivo”. Falando para uma plateia que lotou o auditório até as 21 horas, o deputado Francisco Tenório reiterou seu apoio à causa e exaltou as representações das Polícias Militar e Civil de Alagoas. “Quero, aqui, parabenizar o empenho e a perseverança dos bravos integrantes dessas corporações que permanecem em Brasília, quando já deveriam estar junto de suas famílias comemorando, quem sabe, uma vitória”, disse.
Na reunião de líderes, realizada na tarde desta terça-feria, e da qual o deputado Francisco Tenório participou, juntamente com os deputados Paes de Lira (PTC-SP) e Major Fábio (DEM-PB), já havia ficado claro a prioridade do colegiado. “Mesmo assim, vamos lutar até o último minuto para ver a retomada da votação da PEC 300 o quanto antes”, declarou Tenório.