Categorias: Justiça

Seminário discute saúde e cidadania

Evento é realizado por ONGs de Maceió.

A abstinência e o tratamento são eficazes para dependentes de drogas? Os dependentes químicos são merecedores de direitos de cidadania? Não será a causa da agressividade que vemos nas ruas a luta das pessoas pela afetividade e o prazer? O respeito as individualidades não faz a pessoa mais inclinadas a aceita-las nos outros? Essas e outras questões fazem parte da discussão que serão tema do Seminário “Cidadania: um outro olhar”, organizado pelas ONGs Afinidades GLSTAL, Gesto Gesc/RS e Casa Viva/MG. O evento acontecerá em Maceió nos dias 25 e 26 de maio no auditório do Hotel Verde Mar na praia da Pajuçara.

Nestes dias, segundo a organização do evento velhas questões e novos desafios sobre ética, direitos humanos e cidadania vão entrar na pauta de discussão. No entanto, para o presidente do Afinidades GLSTAL Julio Daniel estratégias tradicionalmente adotadas com vistas ao controle do uso, como a redução da oferta e da demanda de drogas serão abordadas.

O objetivo do Seminário é propor a implantação e o fortalecimento de ações de Redução de Danos-RD e o engajamento de organizações da sociedade civil e dos serviços de saúde com esta política pública. As ações de redução de danos constituem um conjunto de medidas de saúde pública voltadas a minimizar as conseqüências adversas do uso de drogas. O principio fundamental que as orienta é o respeito a liberdade de escolha.
No dia 25, o painel “Educação em Saúde, Cidadania e Drogas” será apresentado pelo Consultor Técnico do Ministério da Saúde, historiador Ricardo Charão que abordará os aspectos técnicos e conceituais das drogas.

O segundo momento vai trabalhar experiências de Redução de Danos-RD no Uso de drogas. Essa mesa, contará com as presenças da Enfermeira Prof. Georgina Sales Jorge da UFAL que relatará as práticas de RD no município de Maceió e a psicóloga Candida Lucas da ONG Entre Nós que trará as praticas de RD do município de Juiz de Fora em Minas Gerais. A mesa será mediada por Rosilene Alencar.

A Sargento da Policia Militar de Alagoas Valdeniza Ferreira Lima e o psicopedagogo Maiquel Fouchy da ONG Gesto-GESC do Rio Grande do Sul abordarão o tema trabalhando a abordagem sobre drogas como um direito humano. O moderador desta mesa será Otávio Rocha da RNP+
Neste dia, após as apresentações dos painéis os trabalhos terão continuidade com a formação de grupos facilitados pelo consultor do Ministério da Saúde que proporá nos trabalhos formas de articulação em rede.

No dia 26, a mesa moderada por Igor Nascimento – GGAL trará como tema “Homossexualidade, Direitos Humanos e Segurança” e abordagem da temática será feita pela Psicóloga Msc. Laura Maravilha e o Secretário Pedro Montenegro – SEMDISC.

A pedagoga, mestra Alcina Ramos de Freitas comandará o painel “estratégias de enfrentamento da homofobia no ambiente institucional” onde vai poder trabalhar suas experiências sobre as novas práticas pedagógicas no enfrentamento da homofobia nas escolas públicas.
O ultimo painel do Seminário será apresentado pelo Pastor Adriano Trajano da Igreja Batista de Chã Preta que abordará o tema “Cidadania, Inclusão e Cultura.

O Seminário conta ainda com o apoio do Ministério da Saúde, Programa Estadual e Municipal de DST e Aids de Maceió. O credenciamento se fará no dia do evento das 8 as 9 horas de forma gratuita.