Atividades serão iniciadas a partir das 8h, na Feirinha da Pajuçara.
Uma caminhada na orla marítima neste domingo (23), marca o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. O evento que será realizado pelo Instituto de Oftalmologia de Alagoas (Iofal), ocorre em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) marca o início da campanha que, nesse primeiro momento, estará abrangendo os municípios que integram a primeira região de saúde. A atividade começa a partir das 8h, com concentração na Ferinha da Pajuçara.
A iniciativa contará ainda com uma série de ações de saúde, entre elas, a realização de teste para detectar o glaucoma. Será realizada também uma triagem para selecionar os que vão se submeter ao teste. Os que apresentarem algum problema serão cadastrados e encaminhados para tratamento, conforme informações da coordenação do Programa de idosos da Secretaria de Estado da Saúde, Elizabeth Toledo. E, os que apresentarem sinais de glaucoma receberão o colírio, que será liberado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Além do teste, as pessoas que estiverem na área da orla receberão panfletos com informações sobre a doença e quais os procedimentos que devem adotar para o tratamento. Este evento é de fundamental importância, principalmente para os idosos que são os mais atingidos pelo glaucoma”, ressaltou Elizabeth.
O glaucoma é uma doença que afeta os olhos, podendo levar a cegueira. Ele acontece quando há um aumento na pressão do olho, que pode afetar o nervo óptico. Dos tipos de glaucoma o mais comum é o crônico simples, em que a doença progride lentamente sem que a pessoa note a perda da visão lateral. Alguns podem apresentar sintomas oculares não bem definidos como dor nos olhos ou ao redor deles e alteração da visão com halos coloridos. O risco de desenvolver glaucoma aumenta com a idade, sendo mais comum a partir dos 40 anos. Quem tem caso na família tem mais tendência a desenvolver
A descoberta precoce do glaucoma e o tratamento no início são as principais maneiras de controlar a doença e manter a visão do paciente. A detecção acontece através de exame oftalmológico, com a verificação da pressão intra-ocular e o exame do fundo do olho, por meio de aparelhos apropriados. O tratamento acontece através de cirurgia convencional ou a laser, e por medicamento na fase inicial.