Governo disponibiliza cerca de R$ 840 mil para moradia.
Para a dona de casa Maria Vilma Dias, 38, um sonho que já durava nove anos começou a se tornar realidade nesta sexta-feira (21), com a assinatura da Ordem de Serviço para a construção de 120 unidades habitacionais, no município de Flexeiras. O convênio para a obra foi oficializado pelo governador Teotônio Vilela Filho e pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman.
As casas serão disponibilizadas a famílias de baixa renda que, hoje, estão desabrigadas. Com o convênio, o governo estadual disponibilizou cerca de R$ 840 mil para que a prefeitura de Flexeiras possa executar as construções. Segundo a prefeita do município, Silvana Cavalcante, o projeto foi parcialmente financiado pela Caixa Econômica Federal, mas os recursos exigiam uma contrapartida municipal.
“Nós não tínhamos dinheiro suficiente, somos um município pobre, sem usina, mantido basicamente com verba do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Já estávamos praticamente devolvendo os recursos à Caixa, quando conversamos com o governador e com o secretário Marco Fireman e eles nos atenderam prontamente. Agora, essas famílias desabrigadas terão onde morar dignamente”, disse Silvana Cavalcante.
De acordo com o secretário Marco Fireman, hás sete mil unidades habitacionais em execução no Estado e recursos assegurados para outras 11 mil. Segundo ele, até o final do ano, o governo estadual deve garantir a construção de 25 mil habitações em Alagoas.
“Esses investimentos elevam a qualidade de vida dos alagoanos, pois sabemos que, com as casas, chega todo um conjunto de infraestrutura: esgotamento sanitário, água, pavimentação, entre outros. Hoje, temos 90 obras em execução em todo o Estado. O governador Teotonio Vilela Filho tem brigado por recursos para Alagoas”, pontuou Fireman.
Ao som da banda Fanfarra de Flexeiras, a dona de casa Maria Vilma Dias comemorava. “Eu estou muito feliz. Depois de nove anos morando de favor, finalmente vou ter a minha casa para morar com meus três filhos e meu marido. Agradeço ao governo do Estado por realizar esse sonho”, disse.