Categorias: Maceió

Municípios capacitados em segurança alimentar

As atividades são do Projeto de Educação Alimentar.

A Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), iniciou nesta segunda-feira (24), a segunda etapa das atividades do Projeto de Educação Alimentar e Nutricional, “Eu Aprendi, Eu Ensinei“. A equipe técnica da Seades estará reunida com representantes dos municípios durante esta semana (24 a 28), no Hotel Ponta Verde.

Nesta fase, os técnicos das Secretarias Municipais da Assistência Social, Saúde e Educação, diretores e professores das Escolas Estaduais, pertencentes aos municípios contemplados serão capacitados para a execução deste Projeto. Em um primeiro momento, técnicos da Seades promoveram reuniões de sensibilização e mobilização nos municípios contemplados.

A secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema destacou a implantação do Sistema Único de Assistência Social e do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional como os dois grandes desafios da Seades.

“Esses dois sistemas podem fazer uma diferença enorme para diminuir a pobreza e desigualdade no estado. Esse é mais um trabalho em prol da alimentação nutricional, mas, para um bom funcionamento do Projeto é necessário o compromisso de vocês que têm o contato direto com os pais e alunos. Sabemos o papel que os professores têm na comunidade, é preciso que levem a conscientização da importância de ter uma alimentação saudável“, disse a secretária.

Este Projeto tem como objetivo capacitar os professores e alunos das escolas públicas estaduais de ensino médio, no tema Nutrição e Saúde, de modo a combater e prevenir os agravos nutricionais infantis através de ações de protagonismo e empreendedorismo juvenil.

Estes alunos e professores atuarão como multiplicadores de informações, levando para a comunidade o que estão aprendendo nos encontros do referido Projeto, por isso o nome “Eu Aprendi, Eu Ensinei“.

A Doutora em nutrição e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) chamou a atenção para a necessidade de um trabalho em conjunto. “Para o sucesso de qualquer projeto é necessário juntar esforços e quebrar a divisão entre saúde, educação e área social. Temos que trabalhar juntos para alcançarmos a família como um todo“.

Os municípios de Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Major Isidoro, Batalha, Dois Riachos, Maravilha, Jaramataia, Ouro Branco, Olho D’água das Flores, Santana do Ipanema, Carneiros e Senador Rui Palmeira foram contemplados. Foram selecionados municípios do semi-árido alagoano que possuem o baixo índice de desenvolvimento humano e alto índice de mortalidade infantil.

Para a diretora adjunta de uma escola em Dois Riachos, Josete Amorim, esse trabalho é muito importante principalmente nos municípios que tem uma comunidade carente mais acentuada. “Nós vamos repassar as informações adquiridas aqui, junto aos nossos alunos, para tentar reduzir os índices de desnutrição nos nossos municípios“, falou.

A Presidenta da Ong Nutrir, Telma Toledo, falou do compromisso e do intercâmbio de informações para o sucesso do Projeto. “Esse projeto não terá sentido se vocês não se engajarem, esta semana é de muita troca, onde nós vamos capacitar vocês e vocês vão nos passar a realidade dos municípios“, disse.

Este é um projeto da Seades, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Educação e Ong Nutrir.