Estádio será reinaugurado no dia 27 de junho.
Os painéis de alumínio colocados nas 64 colunas pelos trabalhadores dão o tom da modernidade com que o Estádio Rei Pelé será reinaugurado no próximo dia 27 de junho. Com 90% da reforma pronta, o majestoso Trapichão, como também é conhecido o estádio encravado no bairro do Trapiche da Barra, o Rei Pelé, será reaberto com o maior jogo já produzido em Alagoas, o Clássico das Multidões, entre CSA e CRB.
A partida, inclusive, vale pontos, uma vez que os dois clubes se enfrentam pelo Campeonato do Nordeste, competição reeditada este ano com a participação de vários clubes da região, depois de alguns anos desativado.
Para cuidar de toda a programação referente à reinauguração no dia 27 de junho, o Governo vai instituir nos próximos dias uma comissão formada por vários órgãos com seus respectivos representantes. “Nessa comissão, deverá ter representantes das secretarias de Estado da Educação e do Esporte, Infraestrutura, Comunicação, do Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal), além do Cerimonial do Palácio”, informa o secretário-adjunto do Esporte, Luiz Antônio Ribas.
Para que toda a festa seja possível, o governo de Alagoas está investindo cerca de R$ 12 milhões na maior reforma da história do Rei Pelé desde sua inauguração, ocorrida no dia 25 de outubro de 1970. “Os recursos foram e ainda estão sendo empregados em demolições, recuperação estrutural e do sistema de alta tensão, instalações hidrossanitárias e elétricas contra incêndio e gás, além de toda a impermeabilização na estrutura”, informa Sílvia Valéria Lima Medeiros, superintendente de Obras da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).
“É importante lembrar que antes mesmo da obra, o estádio recebeu um amplo diagnóstico em que foram detectados problemas referentes à impermeabilização da estrutura de concreto, mais sérios do que se imaginava”, ressalta Ribas.
Em função disso, garante o secretário adjunto, pode-se dizer que nos seus 40 anos de vida é a primeira vez que o Rei Pelé recebe uma reforma profunda em sua estrutura.
Entre as melhorias no novo Rei Pelé estão a implantação de várias câmeras de monitoramento dentro do estádio e no acesso às arquibancadas que vão facilitar a segurança dos torcedores, um novo placar eletrônico, gramado totalmente irrigado eletronicamente, propiciando economia de água e energia; além de reforma total de banheiros e cabines de rádio e TV que receberão climatização.
Dirigentes falam da honra em reinaugurar Rei Pelé
Personagens da rica história do Estádio Rei Pelé nesses quase 40 anos de vida, os clubes que terão a honra de reinaugurar o maior palco do esporte e do futebol alagoano são os de maior torcida no Estado, os rivais CSA e CRB.
Sobre a festa de reabertura, os dirigentes dos dois clubes convidados não escondem a ansiedade e o prazer em reinaugurar o Rei Pelé.
“A ansiedade é muito grande para participar dessa festa até porque participei efetivamente desse processo como ex-secretário de Esportes. Se o Governo não tivesse abraçado essa causa de reformar o estádio por completo, o Rei Pelé estaria fadado a ser mais um estádio como a Fonte Nova, em Salvador”, destaca o presidente do CSA, Jorge VI, ao recordar o fatídico acidente que vitimou vários torcedores no Estádio da Fonte Nova, na Bahia, em 2007, por causa de problemas na sua estrutura.
Já o presidente do CRB, José Serafim, resumiu o seu sentimento de reabrir o maior estádio de Alagoas completamente reformado: “O CRB se sente honrado em novamente participar de uma história importante para o futebol alagoano no seu maior palco”, atesta Serafim.
O secretário-adjunto do Esporte, Luiz Antônio Ribas, lembra ainda que o novo projeto do Estádio Rei Pelé pretende aproveitar os espaços ociosos no entorno do Rei Pelé gerando renda e parcerias. “É o Projeto Estádio Vivo, que pretende construir quadras esportivas e aproveitar todos os espaços livres para que o Rei Pelé se torne autosustentável, com o aproveitamento, inclusive, do restaurante e dos alojamentos disponíveis no estádio”,completa.