Monumento em homenagem a Eduardo Pinheiro Lobo também foi pintado. Iniciativa foi dos moradores, que participam de concurso.
A Rua Barão do Rio Branco e a Praça Marechal Deodoro, ambas localizadas no centro histórico de Penedo, distante 160 km de Maceió, amanheceram nesta segunda-feira (24), com postes, casas e até um monumento em homenagem a Eduardo Pinheiro Lôbo, pintados nas cores verde e amarelo.
De acordo com algumas pessoas que passavam pelas localidades no domingo (23), a ação foi executada por um morador, que está organizando um concurso durante o período de jogos da Copa do Mundo, intitulado “Ruas Mais Ornamentadas de Penedo”.
Na Rua Barão do Rio Branco, também conhecida como “Rosário Estreito”, diversos postes foram pintados nas cores verde e amarelo, dando um tom de ‘patriotismo’ associado à Copa do Mundo, o que seria plenamente normal e aceitável, se o logradouro não estivesse dentro da área de tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (IPHAN).
Segundo o superintendente do IPHAN no estado de Alagoas, Mário Aloísio, a área não deve sofrer nenhuma descaracterização ou mesmo descompatibilidade com as cores relacionadas àquelas que constam no mapa de opções ofertado pela Prefeitura de Penedo e o IPHAN. “Ainda esta semana estaremos em Penedo para averiguar se a área merece reparação ou não. Caso necessite voltar à condição de antes, as medidas legais serão aplicadas junto aos órgãos competentes,”, afirmou Mário Aloísio.
Por telefone, o ‘morador-patriota’ disse que assume ter feito as pinturas junto com uma equipe que ele mesmo contratou e o sentido é realmente começar por sua própria rua a ornamentação para o concurso que ele está organizando. De acordo com o organizador do concurso, até o momento existem oito ruas inscritas e após o início da Copa do Mundo o número deve aumentar consideravelmente.
“Aquele monumento da praça, homenageando um ilustre desconhecido, sempre é pintado com cal quando os funcionários da prefeitura também pintam o meio-fio da praça. Eu só despertei a brasilidade própria para o período e coloquei as cores verde e amarela no local, por sinal não atingiu em nada a placa do monumento que recebeu até um óleo para realçar”, disse.
Eduardo Pinheiro Lobo
O ilustre desconhecido a que se referiu o organizador do concurso se trata do engenheiro Eduardo Pinheiro Lôbo, pioneiro das Relações Públicas no Brasil. Ele foi o fundador do primeiro Departamento de Relações Públicas da The São Paulo Tramway Ligth and Power Co. Limited, a Companhia Paulista de Energia Elétrica Ligth, em 1914, hoje denominada Eletropaulo Eletricidade de São Paulo S/A.
Eduardo Pinheiro Lobo nasceu no município de Penedo, em Alagoas, aos 2 dias de dezembro de l876, sendo o primeiro profissional de Relações Públicas no Brasil. O Dia Nacional das Relações Públicas é comemorado no dia de seu nascimento, instituído pela Lei Nº 7.197, de 14 de junho de l985